Agosto: como será o clima no Brasil?

O mês será marcado por pouca chuva no interior do Nordeste e partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 04/08/2022 10h15 . Última modificação 04/08/2022 15h26 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de agosto indica registros de pouca chuva ou abaixo da média (indicado em amarelo e cinza no mapa - veja figura 1a). A região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia; a divisa de Minas Gerais e de Goiás, assim como o leste do Mato Grosso, deverão ter acumulados inferiores a 80 mm e, em algumas localidades, pode não ocorrer registro de chuva.

A previsão do Inmet para o mês indica, também, tendência de chuvas acima da média para o noroeste da Região Norte, costa leste da Região Nordeste, divisa dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, além da parte central de Santa Catarina (indicado em azul no mapa - veja figura 1a), com volumes previstos acima dos 120 mm.


Figura 1a: Previsão de anomalias de chuva do modelo climático do INMET para agosto de 2022. 

Para o mês de agosto, são previstas temperaturas médias elevadas para o Norte, Nordeste, norte do Mato Grosso e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, com valores acima de 24°C (indicado em laranja no mapa - veja figura 1b). 

No leste da Região Nordeste, as temperaturas deverão ser mais amenas devido a persistência de dias chuvosos, com temperaturas que vão variar entre 24 e 26°C (indicado em cinza no mapa – veja figura 1b). 

Para a Região Sul, as temperaturas mais elevadas ocorrerão no Paraná, enquanto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a tendência é de temperaturas médias entre 18 e 20°C. Porém, não se descarta a possibilidade de entrada de massas de ar frio, que poderão acarretar em queda das temperaturas mínimas e favorecer a ocorrência de geadas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como no sul de Minas Gerais e no Vale do Paraíba.



Figura 1b: Previsão de temperatura média do ar do modelo climático do INMET para agosto de 2022.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: