SPI - Índice de Precipitação Padronizada

Descrição: Mapas apresentam, para todo o território nacional, o valor ponto a ponto do Standardized Precipitation Index (SPI). O objetivo do SPI é associar um valor numérico único à variável precipitação, que possa ser comparado entre regiões e períodos do ano de climas bastante diferenciados. Tecnicamente, o SPI corresponde ao número de desvios padrão de que a precipitação cumulativa observada se afasta da média climatológica, para uma variável aleatória com distribuição normal. Como a precipitação não segue uma distribuição normal, aplica-se inicialmente uma transformação tal que os valores transformados têm distribuição gaussiana. Para isso, é necessário que se disponha de séries de dados suficientemente longas (30 ou mais anos). O SPI é calculado para diferentes escalas de tempo, significando o período durante o qual se acumula o valor de precipitação: o SPI1 corresponde à precipitação mensal, o SPI3 corresponde à precipitação acumulada em períodos de 3 meses etc. É usual utilizar-se uma associação entre faixas de valores do SPI e categorias qualitativas de clima. A interface deste produto é análoga à do Desvio de Chuva Mensal.


Requisitos:


Compromisso assumido para a prestação dos produtos/serviços (prazo para conclusão - horário de funcionamento em caso de atendimento pessoal): Produto atualizado mensalmente.


Link: https://clima.inmet.gov.br/


Unidade Responsável pelo Serviço: CGMADP - Coordenação-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa


Contatos e Meios de comunicação do cidadão/usuário com a unidade responsável: Telefones e endereços divulgados neste portal.


Responsável: Danielle Barros Ferreira e-mail: sepea.df@inmet.gov.br Telefone: (61) 2102-4773