Temporais e forte calor atingem áreas da Região Sul nos próximos dias

Volumes de chuva no Rio Grande do Sul podem superar os 150 milímetros (mm)

Publicado em 18/09/2023 16h30 . Última modificação 18/09/2023 17h02 .

Entre esta segunda (18) e a terça-feira (19), uma frente estacionária irá influenciar o tempo em parte do Rio Grande do Sul.

Na imagem de satélite do canal vapor d'água realçado, da manhã desta segunda-feira, é possível observar a concentração de nuvens carregadas (tons em vermelho na imagem da figura 1ª) em parte do estado gaúcho. O mapa de água precipitável (figura 1b) destaca a maior concentração de umidade ao longo da coluna atmosférica no centro-sul do Rio Grande do Sul e um canal úmido que vai da Amazônia passando pelo Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Figura 1: (a) Imagem de satélite do canal vapor d'água realçada e (b) Água precipitável (sombreados azulados indicam alto conteúdo de umidade), linhas pretas (temperatura do ar em 1.500 metros), ambos os mapas para o dia 18/09/2023 às 09 horas (horário de Brasília).

Também nos próximos dias, um bloqueio atmosférico e uma intensa massa de ar quente vai ganhar força, provocando temperaturas elevadas, pelo menos, até o próximo fim de semana em grande parte do Brasil, incluindo áreas da Região Sul, desde o Paraná, passando por Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul (figura 2).

A previsão, portanto, também indica uma intensificação e prolongamento do calor, pelo menos, até o próximo domingo (24), em áreas da Região Sul.

Figura 2: Previsão do modelo Cosmo 7 km de temperaturas máximas para (a) às 15h (horário de Brasília) de quarta-feira (20); (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (22) e (c) às 15h (horário de Brasília) de domingo (24).

Na figura 3 é possível ver a intensificação do bloqueio atmosférico que ocorre entre a quinta-feira (21) e o fim de semana, com o amplo domínio de um centro de alta pressão atmosférica que impedirá o avanço das frentes frias, além de promover o aquecimento e a diminuição da umidade do ar (figura 4).

Figura 3: Linhas de corrente e umidade do ar (sombreados azulados) em 500 hPa (aproximadamente de 5,5 km) para (a) às 15h (horário de Brasília) de quinta-feira (21) e (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (24).

Figura 4: Água precipitável (sombreados azulados indicam alto conteúdo de umidade), linhas pretas (temperatura do ar em 1500 metros) para (a) às 15h (horário de Brasília) de quinta-feira (21) e (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (24).

Com a intensificação do bloqueio atmosférico, os fortes ventos que sopram de oeste para leste em altos níveis da atmosfera (figura 5), tecnicamente chamados de correntes de jato, também ganham intensidade e empurram as frentes frias para o oceano, deixando a instabilidade mais forte na altura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, as correntes de jato também delimitam o contraste térmico (frio ao sul dos fortes ventos e calor ao norte), favorecendo o bloqueio atmosférico.

Figura 5: Ventos de altitude (aproximadamente 12km) para (a) às 15h (horário local) de quinta-feira (21) e (b) às 15h (horário local) de domingo (24).

A figura 6 mostra as áreas com possível ocorrência de granizo (cores azuladas e esverdeadas no mapa) adaptado do modelo Cosmo, indicando maior risco para áreas do norte gaúcho, em Santa Catarina e sul do Paraná.

Figura 6: Áreas com possível ocorrência de granizo (a) às 03h (horário de Brasília) de terça-feira (19); (b) às 18h (horário de Brasília) de terça-feira (19) e (c) às 18h (horário de Brasília) de quarta-feira (20).

Ao longo desta semana, os volumes de chuva esperados em parte do Rio Grande do Sul ficarão em torno dos 100 milímetros (mm), especialmente, no centro-sul do estado. De forma localizada, no sul gaúcho os totais de chuva podem superar os 150 mm nos próximos dias (figura 7).

Figura 7: Precipitação (chuva) acumulada em 120 horas (cinco dias) das 21h (horário de Brasília) de domingo (17) até as 21h (horário de Brasília) de sexta-feira (22), segundo o modelo Cosmo.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: