Tempestades ganham força nos próximos dias no Sul do Brasil

O volume de chuva pode passar de 200 milímetros (mm) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Publicado em 10/11/2023 16h51 . Última modificação 10/11/2023 16h59 .

Nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável vai predominar na região Sul do País. Os maiores acumulados de chuva entre esta sexta-feira (10) e o próximo domingo (12), devem ocorrer no Rio Grande do Sul, especialmente no centro-sul do estado, com valores pontuais acima de 100 milímetros (mm) – figura 1a.

Na figura 1b, é possível observar o acumulado de chuva, segundo o modelo Cosmo, até a próxima quinta-feira (16), com acumulados que podem superar 200 mm entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Neste sábado (11), áreas de instabilidade vão provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de granizo, especialmente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No domingo (12), o cenário se repete, com novos temporais entre os dois estados. A partir de segunda (13) e terça-feira (14), a instabilidade ganha força e se espalha, atingindo, também, áreas do Paraná.

Figura 1: (a) Precipitação acumulada entre os dias 10 e 12/11, às 9h (horário de Brasília) de acordo com o modelo Cosmo 2,8 km e (b) precipitação acumulada até a próxima quinta-feira (16), às 9h (horário de Brasília) de acordo com o modelo Cosmo 7km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: