Seminário reúne Centros Regionais de Treinamento da OMM no INMET

Durante três dias, participantes trocaram experiências e discutiram a gestão dos Centros de Treinamento

Publicado em 14/04/2025 10h29 . Última modificação 14/04/2025 10h32 .

Como representante brasileiro na Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) sediou, na semana passada, um seminário internacional sobre a gestão dos Centros Regionais de Treinamento da OMM das Américas e Caribe.

Participaram do evento meteorologistas representantes dos Centros de Treinamentos das Associações Regionais III e IV da OMM: Argentina, Peru, Venezuela, Brasil, Costa Rica e Barbados.

Foram três dias de debates e trocas de experiências sobre o que estes centros estão realizando para modernizar os treinamentos a serem ministrados aos profissionais de meteorologia.

No Brasil, o Centro Regional de Treinamento da OMM é chamado de Centro Virtual de Ensino e Treinamento em Meteorologia (CVEM), que engloba o INMET e mais 12 instituições de ensino nacionais, entre universidades e escola técnica.

Professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul e membro do Centro Regional e Treinamento da OMM no Brasil, Vagner Anabor afirmou que o evento foi de muita importância para avaliar a qualidade e o estado das ferramentas de treinamento e qualificação dos meteorologistas nos países destas duas regiões.

Segundo ele, o desenvolvimento da atividade de meteorologia depende dos treinamentos que os profissionais de meteorologia recebem para se manterem atualizados sobre as melhores práticas e tecnologias mais modernas disponíveis.

Ele adiantou que, a partir deste encontro, será possível elaborar um plano de treinamentos para capacitação de meteorologistas que trabalham no Brasil, como os do INMET e os que atuam em Centros estaduais e municipais.

Professor do curso técnico de meteorologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mário Quadro reforça que todo profissional precisa se qualificar e se readequar, pois a tecnologia avança a passos largos e a falta de qualificação pode trazer prejuízos ao exercício da meteorologia.

Na sua avaliação, o que merece bastante atenção, hoje, é acompanhar as novas tecnologias, a evolução das ferramentas e de equipamentos para o bom exercício da profissão. “O propósito, como Centro de Treinamento da OMM é poder trabalhar em conjunto para poder melhorar a qualificação dos atuais profissionais”, disse.

Helenir Trindade, do INMET, ressalta que, além da troca de experiências, o evento permitiu conhecer o que os Centros Regionais de Treinamentos estão fazendo para ampliar as capacitações dos profissionais da área de meteorologia nos vários países e permitiu a discussão de como este profissional pode se tornar mais relevante para a sociedade.

Vagner Anabor fez uma reflexão: “quando eu entrei na carreira, ela era a profissão do futuro e, desde que eu estou na meteorologia ela continua sendo a profissão do futuro e, nesse cenário de mudanças climáticas, ela se tornou fundamental, tanto para o desenvolvimento e potencialização dos negócios governamentais, mas também do setor privado. Então ela é um elo fundamental dentro da cadeia econômica e isso se comprova pela alta empregabilidade dos profissionais que se formam na área de meteorologia.”

⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr