OMM divulga informe provisional sobre estado do clima mundial em 2021

O relatório foi apresentado na abertura da COP 26, em Glasglow.

Publicado em 05/11/2021 10h16 . Última modificação 05/11/2021 14h01 .

No último domingo (31), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou o informe provisional sobre o estado do clima mundial em 2021. De acordo com o texto divulgado, as concentrações sem precedentes de gases de efeito estufa e o calor acumulado na atmosfera levaram os últimos sete anos a serem os mais quentes que se tem registro.

O informe, que se baseia em dados de várias agências das Nações Unidas, Serviços Meteorológicos e Hidrológicos nacionais e de especialistas científicos, aponta também que o aumento do nível do mar em escala mundial cresceu desde 2013, alcançando um novo nível máximo em 2021, com o constante aquecimento e a acidificação dos oceanos, que causam danos aos ecossistemas essenciais do planeta.

“O planeta está mudando diante dos nossos olhos. Desde as profundidades oceânicas até o cume das montanhas, desde o derretimentos das calotas até os implacáveis fenômenos meteorológicos extremos. Agora, os dirigentes devem ser igualmente contundentes na adoção de medidas”, explicou António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas.

De acordo com o professor Petteri Taalas, Secretário-geral da WMO, os eventos meteorológicos extremos são “o novo normal”. “Há provas científicas crescentes de que alguns destes eventos ostentam as marcas das alterações climáticas causadas pelas atividade humanas”, aponta.

O relatório publicado pela OMM sobre o estado do clima em 2021 foi apresentado no início das negociações da ONU sobre as alterações climáticas na COP 26, em Glasgow, fornecendo uma síntese de indicadores climáticos selecionados, tais como concentrações de gases com efeito de estufa, temperaturas, eventos climáticos extremos, nível do mar, acidificação oceânica e conteúdo de calor oceânico, retirada de geleiras e derretimento de gelo, bem como impactos socioeconômicos relacionados.

Durante a COP 26, a OMM lançará a Water and Climate Coalition, que coordenará a Ação sobre Água e Clima, e o Systematic Observations Financing Facility (SOFF), que se concentrará na melhoria das observações e previsões meteorológicas e climáticas que são essenciais para a adaptação às alterações climáticas.

"Se a atual taxa de aumento das concentrações de gases com efeito de estufa continuar, o aumento da temperatura até ao final deste século excederá de longe as metas estabelecidas no Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a 1,5 a 2°C acima dos níveis pré-industriais", alerta Taalas. "A COP26 é uma oportunidade crítica para nos colocar de novo no bom caminho.”

Confira o relatório completo da OMM na íntegra no site oficial: https://bit.ly/3wfVceu

Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr