INMET na Imprensa - 15/09/2020

Participação da Meteorologista Morgana Almeida em entrevista sobre Chuvas no Ceará.

Publicado em 14/09/2020 08h30 . Última modificação 18/09/2020 15h33 .
Legenda: Combinação de fenômenos que alteram temperatura dos oceanos são determinantes para ocorrência de chuvas no Ceará
Foto: Fabiane de Paula



Morgana Almeida, fala sobre os efeitos da La Niña no clima do Nordeste na matéria: Chuvas no Ceará devem ser favoráveis na pré-estação, projetam meteorologistas.

Morgana Almeida, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explica que o La Niña é apenas um dos “pilares” que sustentam a ocorrência de chuvas no estado. “No Nordeste, temos outro fator que influencia: a ZCIT. Precisamos ter uma combinação desses dois pilares. Como um deles já aponta para uma probabilidade de acontecer, já seria um fator positivo para a pré-estação”.

“Para sabermos os efeitos do La Niña, precisamos aguardar pelo menos o fim de setembro, para vermos como as anomalias vão se comportar. Mas hoje, há uma grande probabilidade de ficarmos sob a influência desse sistema até o final do verão”, esclarece Morgana.

Fonte: Diário do Nordeste (15/09/2020)

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/chuvas-no-ceara-devem-ser-favoraveis-na-pre-estacao-projetam-meteorologistas-1.2988791