Monitoramento das chuvas dos últimos dias na Região Nordeste e previsão para semana

Ao longo dessa semana (30/05 até 02/06), as chuvas deverão persistir no leste da região Nordeste do país.

Publicado em 30/05/2022 15h32 . Última modificação 01/06/2022 00h02 .

Entre os dias 19 e 30/05, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou a previsão e Avisos de fortes chuvas para a Região Nordeste especialmente em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Nesse período, foram emitidos, no total, 22 Avisos meteorológicos para o estado de Pernambuco, dos quais foram 04 Avisos de grande perigo (vermelho); 23 avisos para Paraíba, sendo 05 de grande perigo e 19 para Alagoas, sendo 04 de grande perigo.

A Tabela 1 apresenta os maiores valores de chuva registrados em maio de 2022 nas estações meteorológicas do INMET.

Tabela 1. Maiores acumulados em maio/2022.


Previsão

Ao longo dessa semana (30/05 até 02/06), as chuvas deverão persistir no leste da região Nordeste do país. No entanto, ressalta-se que não há previsão de totais diários superiores a 100 mm por dia, exceto entre hoje (30) e amanhã (31) entre Alagoas e Sergipe.

Durante todo o dia de hoje (30) e até a manhã de terça (31), os maiores volumes deverão se concentrar no leste e agreste de Alagoas e, também no litoral norte de Sergipe. Nesse mesmo período, o leste de Pernambuco também poderá registrar chuvas intensas. Chuvas com menor intensidade estão previstas também para o leste da Paraíba.

Na quarta-feira (01), as chuvas deverão ter intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste da Região Nordeste. Na quinta-feira (02/06), os totais diários poderão ser um pouco maiores, especialmente entre o leste de Pernambuco e da Paraíba.

Acompanhem os Avisos meteorológicos vigentes para a região em https://alertas2.inmet.gov.br. Os Avisos são monitorados para a possível elevação do nível de severidade.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional opera em alerta máximo (vermelho) e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Assim, em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line. Fique atento aos perfis no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_), que fazem atualizações em tempo real.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: