Ministro anuncia fortalecimento do INMET de olho no impacto das mudanças climáticas

Instituto vai passar a ser uma secretaria do MAPA e terá um planejamento estratégico 2025-2031

Publicado em 29/11/2024 11h13 . Última modificação 29/11/2024 11h25 .


O Planejamento Estratégico para os próximos 6 anos (2025-2031) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi apresentado nesta quinta-feira (28) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que anunciou diversas medidas para fortalecer o órgão por ocasião dos 115 anos de fundação do instituto, comemorados neste mês, e também de olho nos impactos das mudanças climáticas no agronegócio

Uma das primeiras medidas é transformar o INMET, que hoje é um departamento do MAPA, em secretaria com atribuições e orçamento próprio, por meio de decreto presidencial que deve sair ainda este ano, além de incrementar a estrutura do órgão em todos os Estados do país.

Com o lema “Reestruturar para Fortalecer”, as mudanças no INMET passam pela aplicação deste Planejamento Estratégico 2025-2031 e aporte de R$ 150 milhões nos próximos 6 anos para fortalecer o órgão como autoridade da previsão climática do país.

Os investimentos serão, em sua grande maioria, na modernização da plataforma tecnológica do instituto com a automatização dos processos do INMET, ampliação da cobertura da rede meteorológica e expansão da rede do órgão.

Fávaro afirmou que a reestruturação já está acontecendo e a meta é o Brasil ter “o melhor instituto meteorológico da América Latina”. “Estamos modernizando tanto a plataforma tecnológica quanto a estrutura do órgão, que será fundamental para prever melhor tanto as mudanças durante as safras quanto para seguro-rural e garantir maior estabilidade diante das mudanças climáticas”, acrescentou o ministro.

Para o diretor do Inmet, Naur Teodoro, a modernização do instituto era uma necessidade. “Temos uma grande missão, atribuída pelo ministro Fávaro, de transformar o Inmet na melhor instituição de meteorologia da América Latina”, enfatizou.

O novo Planejamento Estratégico 2025-2031 foi elaborado com apoio técnico da Agência de Internacionalização e de Inovação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Aginova/UFMS). A reitora da instituição, Camila Ítavo compôs a mesa das autoridades durante a solenidade.