Maio de 2023 fez menos frio que ano anterior no Brasil
Neste ano, o frio foi menos intenso e atingiu uma área menor. Já em maio de 2022, as baixas temperaturas afetaram mais regiões do País
Maio deste ano registrou menos frio do que o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno La Niña contribuiu para este cenário.
Com menor intensidade, a onda de frio, registrada em maio deste ano, ficou concentrada, principalmente, na faixa central do Brasil, provocando geada fraca em sua maioria. Já o frio de maio de 2022, além de ter sido mais intenso, atingiu mais regiões do País.
A atuação do fenômeno La Niña, em maio do ano passado, contribuiu para a ocorrência de baixas temperaturas no centro-sul do Brasil, inclusive, com registro de geada e neve. O fenômeno consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico.
Em maio deste ano, foram verificadas condições de neutralidade do Oceano Pacífico, portanto, não houve influência do La Niña.
A figura 1 mostra a diferença de intensidade das ondas de frio nos meses de maio de 2022 e 2023 (tom azul escuro).
Figura 1: Anomalia - desvios em relação à média climatológica (média histórica) - diária da temperatura mínima nos dias (a) 20/05/2022 e (b) 20/05/2023.
Confira a nota técnica completa AQUI.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET