Maio de 2023 fez menos frio que ano anterior no Brasil

Neste ano, o frio foi menos intenso e atingiu uma área menor. Já em maio de 2022, as baixas temperaturas afetaram mais regiões do País

Publicado em 02/06/2023 17h00 . Última modificação 05/06/2023 15h40 .

Maio deste ano registrou menos frio do que o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno La Niña contribuiu para este cenário.

Com menor intensidade, a onda de frio, registrada em maio deste ano, ficou concentrada, principalmente, na faixa central do Brasil, provocando geada fraca em sua maioria. Já o frio de maio de 2022, além de ter sido mais intenso, atingiu mais regiões do País.

A atuação do fenômeno La Niña, em maio do ano passado, contribuiu para a ocorrência de baixas temperaturas no centro-sul do Brasil, inclusive, com registro de geada e neve. O fenômeno consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

Em maio deste ano, foram verificadas condições de neutralidade do Oceano Pacífico, portanto, não houve influência do La Niña. 

A figura 1 mostra a diferença de intensidade das ondas de frio nos meses de maio de 2022 e 2023 (tom azul escuro). 

Figura 1: Anomalia - desvios em relação à média climatológica (média histórica) - diária da temperatura mínima nos dias (a) 20/05/2022 e (b) 20/05/2023.

Confira a nota técnica completa AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: