Inmet e Inpe divulgam atualizações sobre o El Niño de 2023

Nota técnica confirma aquecimento anormal e persistente da temperatura da superfície do Oceano Pacífico Equatorial

Publicado em 10/07/2023 10h01 . Última modificação 10/07/2023 11h30 .

Após um longo período sob influência do fenômeno La Niña e uma breve fase de neutralidade, o El Niño, cuja principal característica é o aquecimento anormal e persistente da temperatura da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, está de volta.

Nos últimos meses, a temperatura na superfície oceânica perto da costa sul-americana ficou acima da média, se expandindo para oeste e atingindo a porção central do Pacífico Equatorial. Veja figura 1

Em junho, as condições de temperatura da superfície do mar mostraram um padrão típico do fenômeno El Niño, apresentando uma extensa faixa de águas quentes em grande parte do oceano, desde a porção central até a costa da América do Sul, com anomalias (diferença entre o valor registrado e a média histórica) de temperatura variando entre 0,5°C e 3,0°C.

As previsões dos modelos climáticos globais indicam mais de 90% de probabilidade do El Niño se manter até, pelo menos, o fim do ano. Quanto à intensidade, os modelos sugerem a continuação do fenômeno com nível moderado, podendo atingir a categoria de intensidade forte.

Para mais detalhes sobre a evolução do El Niño e seus impactos no clima, confira a nota técnica completa abaixo.

Figura 1: Anomalia (diferença entre o valor registrado e a média histórica) da temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico entre os dias 10 e 17 de junho de 2023.

Veja AQUI a nota técnica conjunta do Inmet e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: