INMET e Fiocruz Pernambuco estreitam parceria no binômio meteorologia e saúde
Foram iniciadas as tratativas para a formulação de um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para projetos científicos
Foram iniciadas as tratativas para a formulação de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Fiocruz Pernambuco para desenvolver projetos de pesquisa em diversas áreas de atuação da fundação de saúde.
O objetivo é compreender melhor o papel do clima na dispersão de doenças zoonóticas (transmitidas entre animais e seres humanos) e de como ele afeta diversas espécies de vetores e hospedeiros na natureza.
De acordo com o INMET, esses estudos científicos podem antecipar políticas públicas de saúde, reduzindo custos e risco à saúde da população. As pesquisas serão voltadas à região do Estado de Pernambuco, mas poderão ser aplicadas em todo o Brasil.
Uma reunião de alinhamento com representantes dos dois órgãos e mais profissionais do Serviço Nacional de Referência em Peste (SRP) e do Núcleo de Estatística e Geoprocessamento (NEG) foi realizada ontem (10) na sede da Fiocruz Pernambuco.
Pelo INMET, participaram os meteorologistas Wagner Bezerra, Morgana Almeida e Flaviano Ferreira.
“A reunião foi muito produtiva e evidenciou a importância das observações meteorológicas/climatológicas para o desenvolvimento científico em diversas áreas de atuação da Fiocruz”, ressaltou Wagner.
O meteorologista acrescentou que os resultados dessa cooperação científica serão incluídos em novas publicações científicas e criação de novos produtos, por exemplo.
Entre as ações que podem resultar desse entendimento conjunto estão projetos de pesquisa, intercâmbio acadêmico de pesquisadores e alunos, organização de cursos, treinamentos e disciplinas, disseminação das informações por meio de artigos científicos, além de outras atividades que sejam de interesse comum entre as instituições.