INMET divulga previsão para semana de 03 de novembro a 07 de novembro

Informações constam no Informativo Meteorológico nº 42/2025

Publicado em 04/11/2025 08h56 . Última modificação 04/11/2025 09h14 .

Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar em grande parte dos estados, especialmente porção central do Amazonas e porção oeste. No Amazonas, os volumes podem superar localmente os 150 mm (tons em rosa na Figura 1). Nos estados do Amapá, do norte do Tocantins e nas regiões norte e leste do Pará, o acumulado médio de chuva ao longo da semana não deve ultrapassar 10 mm, com indicativo apenas de chuvas localizadas. Em linhas gerais, chove em quase toda a região Norte ao longo da semana, especialmente porção oeste e sul. Já para a umidade relativa do ar, de maneira geral, segue com índices elevados na Região Norte (acima de 50%) à exceção do Amapá e norte do Pará, onde poderá atingir níveis em torno dos 25 a 30%, conforme observado nos tons em laranja da Figura 2.

Em praticamente toda a Região Nordeste a previsão é sem chuvas para esta semana, exceto sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, que devem ocorrer sob a forma de pancadas isoladas. Os maiores acumulados devem ficar em torno dos 80 mm, esperados para o sudoeste da Bahia (tons em vermelho na Figura 1). Além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar na parte norte e oeste da região, principalmente na Bahia, Piauí e Ceará, onde os valores ficam abaixo de 30%, pontualmente podendo ficar abaixo de 20% no oeste da Bahia e Piauí (tons em vermelho e rosa claro na Figura 2).

Na Região Centro-Oeste, esperam-se chuvas volumosas no estado do Goiás, e chuvas bem distribuídas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com alguns pontos de chuva mais expressiva (tons em vermelho e rosa na Figura 1). Em todos os estados são esperados volumes pontualmente acima dos 100 mm, especialmente em Goiás, que pode superar os 150 mm, e no Distrito Federal a previsão indica aumento das chuvas em forma de pancadas ao longo da semana. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa acima ou em torno de 50% (tons azuis e amarelos) durante a semana, em função da recorrência de chuvas nestes estados (Figura 2).

Para a Região Sudeste, a previsão indica bastante chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e, em Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro e sul do estado. A atuação de sistemas frontais favorece acumulados superiores entre 150 e 200 mm em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro (tons em rosa claro e cinza na Figura 1). Por outro lado, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar com valores superiores a 70% (tons em azul na Figura 2), ficando mais baixa apenas no Norte e interior de Minas gerais, ainda assim, em torno dos 30 a 40%.

Para a Região Sul, a chuva deve estar dividida em episódios, primeiro até o dia 04, mais concentrada no litoral e norte da região, ocorrendo de forma pouco expressiva, por ocorrer em função do final da frente fria, depois, a partir da noite do dia 06 para o dia 07, avançando sobre toda a região. São esperados acumulados expressivos (entre 100 e 150mm), especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (tons em vermelho na Figura 1). A semana começa com umidade relativa do ar em torno de 50%, declinando progressivamente com os dias, ao passo que a temperatura se eleva até o dia 06/11, em seguida, com a incursão de um novo sistema transiente, as temperaturas voltam a cair e a umidade mínima se eleva por conta das chuvas intensas e recorrentes (tons em azul na Figura 2).  

Figura 1: Previsão de chuva acumulada (3 a 10 de novembro de 2025). Fonte: INMET

Figura 2: Previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) para a semana de 03 de novembro a 07 de novembro de 2025 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMET

Leia AQUI a previsão completa para esta semana de de 03 de novembro a 07 de novembro de 2025 e as condições observadas no Brasil entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro de 2025 no Informativo Meteorológico nº 42/2025 (04/10).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

Veja mais: