INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 12/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 27 de março e 12 de abril de 2023

Publicado em 27/03/2023 15h02 . Última modificação 28/03/2023 09h41 .

Entre os dias 27 de março e 3 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê maiores acumulados de chuva, com valores superiores a 70 mm, em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de áreas pontuais do leste de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (veja figura 1 - tons em vermelho e rosa no mapa).

As chuvas na faixa norte do País, devem ser ocasionadas pela combinação do calor e alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no decorrer da semana.

Já na Paraíba até a Bahia, Roraima, além de áreas pontuais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a previsão é de pouca chuva na maioria dos dias (tons em branco e azul).

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (27/03/2023 a 03/04/2023)

No Norte do Brasil, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 70 milímetros (mm) em grande parte da região, principalmente em áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, os acumulados de chuva ficarão abaixo de 50 mm.

No Nordeste, são previstos acumulados de chuvas que podem superar 70 mm no norte da região, principalmente do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Porém, desde o sertão da Paraíba até o sul Bahia, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.

No Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm, principalmente no início da semana, no noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, a massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas ao longo da semana, que não devem ultrapassar os 40 mm, mantém as temperaturas elevadas e diminui a umidade relativa que pode chegar a 20%.

Já na Região Sudeste, o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano, no início da semana, deverá contribuir com acumulados no litoral da região, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, o ar quente e seco deve diminuir os acumulados de chuvas, que contribui para manter as temperaturas elevadas e diminuir a umidade relativa, que pode chegar a 20%.

Por fim, na Região Sul, o início da semana será de pouca chuva. Porém, a partir de quinta-feira (30), uma nova frente fria deverá avançar sobre a região, trazendo acumulados de chuva maiores que podem ultrapassar os 60 mm, principalmente no litoral de Santa Catarina e Paraná, além de grande parte do Rio Grande do Sul.


                                                                     Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (27/03 a 03/04/2023). Fonte: INMET.

Entre os dias 4 e 12 de abril de 2023, a previsão do Inmet indica grandes volumes de chuva, que podem superar os 100 mm, no centro-norte do País. Já no litoral de São Paulo e do Paraná, além do oeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuvas podem chegar aos 70 mm.

Nas áreas do interior do Nordeste, grande parte da Região Sudeste e Centro-oeste, são previstos baixos volumes (menores que 30 mm). Veja figura 2.

Previsão para a 2ª semana (04/04 a 12/04/2023)

No Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região. Já em áreas centrais do Pará, leste do Amazonas e do Tocantins, os volumes de chuva podem superar os 100 mm.

Na Região Nordeste, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, os totais de chuva serão menores e não devem ultrapassar os 60 mm.

A previsão indica muita chuva na Região Centro-Oeste, principalmente em grande parte do Mato Grosso, podendo variar entre 60 e 90 mm de chuva. Nas demais áreas, a previsão é de pouca chuva com valores inferiores a 40 mm.

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com valores que podem ultrapassar 70 mm. Nas demais áreas, os volumes de chuva não devem ultrapassar 60 mm.

Por fim, na Região Sul, os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná e de Santa Catarina, além do noroeste e litoral do Rio Grande do Sul com volumes chegando a 70 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 30 mm.

                                                   Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (04 e 12 de abril de 2023). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 12/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: