INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 42/2022
Confira a previsão do tempo entre os dias 24 de outubro e 8 de novembro de 2022
Chuva
A previsão de chuva acumulada entre os dias 24 e 31 de outubro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em áreas do norte do Paraná, oeste de São Paulo e extremo sul de Mato Grosso do Sul, além de áreas centrais do Amazonas. Já em grande parte da Região Nordeste e entre os estados do Pará e Amapá o que predomina é o tempo seco.
Para a Região Norte são previstos acumulados de chuva superiores a 50 mm no oeste da região e em áreas do sul do Pará e oeste de Tocantins, com destaque para áreas centrais do Amazonas, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm. Em grande parte do Amapá e extremo norte do Pará não estão previstos acumulados de chuva. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos poderão ficar entre 20 e 50 mm.
Na Região Nordeste não estão previstos volumes de chuva em grande parte do nordeste da região, havendo predomínio de uma massa de ar quente e seca. Entretanto, no centrossul do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), há previsão de acumulados de chuva que poderão ficar entre 10 e 50 mm. No extremo sul da Bahia podem ocorrer acumulados superiores à 50 mm e em áreas mais litorâneas do SEALBA ( Sergipe, Alagoas e Bahia) podem ocorrer pancadas de chuva e baixos volumes, principalmente no início da semana.
No Centro-Oeste há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente em áreas do sul de Goiás e centro e também no norte de Mato Grosso. Já em grande parte do Mato Grosso do Sul, com exceção de áreas do noroeste do estado, os acumulados de chuva podem ultrapassar 50 mm, com destaque para áreas mais ao sul do estado, onde podem ocorrer volumes superiores a 100 mm. Nas demais áreas são previstos acumulados de chuva menores que 20 mm.
Na Região Sudeste há previsão de acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, e que podem ultrapassar 80 mm principalmente em áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Já em grande parte do centro e norte de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e Rio de Janeiro há previsão de baixos volumes de chuva que podem ser inferiores a 40 mm. Entretanto, em áreas do norte do Espírito Santo, Vale do Jequitinhonha e Mucuri podem ocorrer volumes de chuva acima de 40 mm principalmente no início da semana.
Já na Região Sul são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm em grande parte da região, com destaque para áreas do centro e norte do Paraná, onde há previsão de volumes de chuva significativos que podem ultrapassar 80 mm. Já no centrossul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, os volumes de chuva previstos serão inferiores a 30 mm.
Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (24/10/2022 e 31/10/2022). Fonte: INMET
Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 1 e 8 de novembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva em grande parte do centro e norte do país, com exceção de áreas do leste do Nordeste. Já no centrossul do país não há previsão de chuvas, podendo ocorrer baixos acumulados nas áreas litorâneas.
Para a Região Norte são previstos acumulados maiores que 50 mm no centro e norte do Amazonas, Roraima, leste do Pará e em grande parte de Tocantins. Já no Acre, Rondônia, sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará, os volumes de chuva serão inferiores a 20 mm e nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 50 mm.
Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores volumes de chuva se concentrarão em áreas do MATOPIBA, com acumulados que poderão ultrapassar 50 mm principalmente em áreas do sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia e em áreas da região metropolitana de Salvador. Nas demais áreas podem ocorrer baixos acumulados de chuva, que serão inferiores a 20 mm.
Na Região Centro-Oeste há previsão de chuva que pode ultrapassar 30 mm em grande parte de Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. Em áreas mais ao sul, como no sul de Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do sul, não há previsão de chuvas, enquanto nas demais áreas são previstos acumulados de chuva que podem ficar entre 5 mm e 20 mm.
Já na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no norte da região, principalmente no norte de Minas Gerais, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm. Já no leste da região, como no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, os volumes de chuva podem ficar abaixo de 40 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer chuvas de menor intensidade.
Na Região Sul não estão previstos acumulados de chuva em grande parte da região, com exceção de áreas litorâneas, onde os volumes de chuva podem ser baixos, não chegando a 20 mm.
Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (01/11/2022 e 08/11/2022). Fonte: GFS.
Confira a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 42/2022 AQUI
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET