INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°24/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 19 de junho e 4 de julho de 2023

Publicado em 19/06/2023 15h38 . Última modificação 19/06/2023 16h20 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (19), a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, são previstos maiores acumulados de chuva no norte da Região Norte, áreas do Rio Grande do Sul e costa leste do Nordeste (tons em verde e amarelo no mapa da figura 1).

Já no Brasil Central, interior do Nordeste e sul da Região Norte, o tempo seco deve predominar na maioria dos dias (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas.

Previsão para a 1ª semana (19/06/2023 a 26/06/2023):

Região Norte: previsão de volumes de chuva maiores que 30 milímetros (mm) em grande parte do centro e norte da região, podendo passar de 60 mm em áreas centrais do Amazonas, noroeste do Pará e no Amapá devido ao calor e a alta umidade. Em Rondônia, Acre e no Tocantins, o tempo seco vai predominar. 

Região Nordeste: o extremo norte do Maranhão deve acumular volumes superiores a 40 mm. No litoral de Pernambuco e no Sealba (área que abrange os estados de Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), a previsão indica baixos acumulados de chuva no início da semana devido ao transporte de umidade vindo do oceano. Já no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior e norte da região, o tempo deve permanecer estável durante a semana.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a persistência de uma massa de ar seco deixará o tempo estável e sem chuva em praticamente toda a região. Além disso, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.

Região Sul: a previsão indica baixos acumulados de chuva no Rio Grande do Sul e em áreas do sul de Santa Catarina, com valores inferiores a 60 mm a partir de quarta-feira (21). Nas demais áreas da região, o tempo seguirá seco e sem chuva.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (19/06/2023 a 26/06/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, a previsão é de grandes acumulados de chuva, maiores que 80 mm, em áreas do extremo noroeste da Região Norte e entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Veja figura 2

Já em grande parte do Brasil Central e interior do Nordeste, o tempo seco e sem chuva vai predominar ao longo da semana.

Previsão para a 2ª semana (27/06/2023 a 04/07/2023):

Região Norte: são previstos acumulados de chuva maiores que 30 mm em praticamente todo o extremo norte da região, com volumes superiores a 80 mm em áreas do noroeste do Amazonas e norte de Roraima. Já em áreas do sul da região, não há previsão de chuva significativa.

Região Nordeste: os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm em áreas do litoral da costa leste. No Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região, o tempo ficará seco e não há previsão de chuva. Em áreas do litoral norte, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 40 mm.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco em grande parte do centro e norte das regiões. No entanto, em áreas do centro-sul, podem ocorrer acumulados de chuva inferiores a 30 mm. Já no sul de Minas Gerais e no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, os volumes previstos são superiores a 50 mm.

Região Sul: áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e do leste de Santa Catarina devem registrar acumulados de chuva significativos, maiores que 80 mm. Nas demais áreas, principalmente no Paraná, a previsão é de baixos volumes (menores que 30 mm).

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (27/06/2023 e 04/07/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 24/2023.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: