INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 43 (03/11/2020)

Previsão de tempo para o período de 03 a 19 de novembro de 2020.

Publicado em 03/11/2020 10h34 . Última modificação 03/11/2020 10h57 .

- Precipitação

A previsão de chuva entre os dias 03 e 10 de novembro é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter maiores acumulados de chuva em parte da Região Norte e também na região do MATOPIBA.

A região do MATOPÌBA ainda deverá ter acumulados significativos de chuva nesse período, com valores que poderão ficar em torno de 100 mm.

Os estados do Amazonas, Roraima e Pará deverão registrar acumulados de chuva entre 20 e 100 mm.

Na Região Nordeste, além das chuvas no Maranhão, Piauí e Bahia, também poderão ter acumulados de chuva intensos, em torno de 80 mm, no oeste da Paraíba e de Pernambuco e no sul do Ceará.

Na Região Centro-Oeste as chuvas deverão ter acumulados variando entre 5 e 70 mm.

Na Região Sudeste, os acumulados de chuva poderão ser intensos, próximos aos 100 mm, na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As chuvas poderão ser mais intensas entre os dias 03 e 04 de novembro e, poderão ser acompanhadas de rajadas de vento e granizo em algumas áreas.

Na Região Sul, a semana deverá ter pouca chuva. Os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 40 mm principalmente no norte do Rio Grande do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 11 e 19 de novembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter chuvas alinhadas desde a Região Centro-Oeste e se prologando até a Região Sudeste do Brasil. Nessa faixa, os acumulados de chuva poderão ficar em torno de 100 mm, com maior destaque para os acumulados em Minas Gerais e Espírito Santo que poderão ultrapassar esse valor.

Na Região Sul a tendência é de pouca chuva no sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 60 mm.

No MATOPIBA e em praticamente toda a Região Nordeste, as chuvas deverão diminuir nesse período.

Os acumulados de chuva também deverão ficar próximos aos 50 mm no Amazonas, Roraima e no Pará.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.



- Temperatura

As temperaturas deverão sofrer pequenas variações durante o período de 03 a 10 de novembro de 2020.

A massa de ar frio perderá intensidade e as temperaturas deverão se elevar gradativamente na Região Sul e parte da Região Sudeste.




Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 43/2020 completo: AQUI.