Frente fria chega ao Sul do Brasil no fim de semana

A mudança no tempo ocorre após uma semana de veranico

Publicado em 25/05/2023 15h22 . Última modificação 25/05/2023 15h41 .

O Rio Grande do Sul completa, nesta quinta-feira (25), o terceiro dia de temperaturas elevadas e com tempo seco. Em diversas áreas do estado, no noroeste gaúcho e na parte central e arredores da Região Metropolitana de Porto Alegre, as máximas ficaram em torno dos 30°C.

No início da tarde, a instabilidade semiestacionária se encontrava na altura da fronteira da Argentina com o Uruguai, próximo à Bacia do Prata. No Sul do Brasil, ainda predominava o tempo seco, com nuvens isoladas na faixa leste da região e alta nebulosidade do centro para o sul gaúcho, conforme a imagem de satélite das 13h10 desta quinta (figura 1).

Vale lembrar que a normal climatológica 1991-2020 (média histórica) de Porto Alegre para o mês maio, para as temperaturas mínimas e máximas, é de 13,6°C e 22,6°C, respectivamente.

Previsão

Nesta quinta, a previsão para a capital do estado é de máxima em torno dos 30°C. Na sexta-feira (26), a temperatura pode atingir o pico de 31°C.

Figura 1: Imagem de satélite do canal infravermelho indica a instabilidade entre a Argentina e o Uruguai, às 16h10 UTC (13h10 horário de Brasília).


A sexta-feira ainda começa com predomínio de sol e tempo seco na maior parte do Rio Grande do Sul, com temperaturas ainda mais elevadas do que no dia anterior. No último dia de veranico, o vento de quadrante norte predomina, podendo provocar rajadas, indicativo do quadro pré-frontal e de que a instabilidade se aproxima.

Durante o dia, a nebulosidade alta e média aumenta rapidamente sobre o estado gaúcho. Entre o fim da manhã e o início da tarde, uma massa de ar frio em deslocamento pela Argentina encontra a massa de ar quente sobre o Sul do Brasil e forma uma frente fria.

A frente fria provocará pancadas de chuvas fortes, com chance de queda de granizo, em parte do estado, especialmente, na metade oeste e noroeste (figura 2), com acentuada queda nas temperaturas na sequência (figura 3).

Ao longo do fim de semana, vai chover nas demais áreas da Região Sul.

Figura 2: Mapa com as áreas de previsão de queda de granizo (cores azul e verde), (a) das 15h e (b) das 21h desta sexta (26), segundo o modelo Cosmo.


Figura 3: Previsão das temperaturas máximas do modelo Cosmo para esta (a) sexta-feira (26) e (b) sábado (27).

No sábado (27), a chuva se desloca para o norte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, provocando queda nas temperaturas do estado gaúcho. O valores podem cair mais de 10°C em 24h.

No fim de semana, à medida em que a frente fria se desloca para as demais áreas de Santa Catarina e Paraná, os acumulados de chuva também serão significativos.

Entre sexta e a madrugada de sábado, os maiores volumes, acima de 50 milímetros (mm), devem ocorrer em parte do estado gaúcho. Entre sábado e o início de segunda-feira (29), o mesmo deve ocorrer entre Santa Catarina e Paraná (figura 4).

Figura 4: Precipitação (chuva) acumulada em 120 horas prevista pelos modelos (a) Cosmo e (b) GFS.


Com o deslocamento da frente fria para o norte da Região Sul, nas madrugadas de domingo (28) e segunda-feira (29), as áreas, sobretudo, do sul gaúcho ficam com o ar mais frio e seco, inclusive, com possibilidade de geada no sul gaúcho e em áreas isoladas do centro do estado (figura 5).

As temperaturas mínimas devem ficar entre 2°C e 5°C na região da campanha gaúcha (figura 6).

Figura 5: Mapa com a previsão de geada (a) para o domingo (28) e (b) na segunda-feira (29), conforme o modelo Cosmo. A escala de cores indica a intensidade da geada.

Figura 6: Temperaturas mínimas previstas para (a) este domingo (28) e (b) a próxima segunda-feira (29), de acordo com o modelo Cosmo.


Saiba mais

A base científica para o termo “veranico de maio” vem de um trabalho do médico e meteorologista, Floriano Peixoto Machado, intitulado “Contribuição ao Estudo do Clima do Rio Grande do Sul”, publicado em 1950.

No estudo efetuado entre os anos de 1910 a 1948, o compilado da base de dados para a cidade de Porto Alegre, indica que as temperaturas mínimas na capital gaúcha devem estar acima dos 12°C e as máximas acima dos 25°C, com vento calmo ou fraco, tempo aberto ou com névoa (que ocorre no amanhecer) no período de, pelo menos, quatro dias consecutivos.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: