Faixa norte do país tem previsão de chuvas intensas nesta sexta

Aporte da umidade oceânica devido ação da ZCIT é a causa primária das chuvas intensas

Publicado em 21/03/2025 11h03 . Última modificação 21/03/2025 11h18 .

Áreas do Pará e Maranhão estão em atenção para chuvas fortes nesta sexta-feira (21) devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem aportado muita umidade na região, com mais ênfase no interior de ambos os estados.

As condições atmosféricas ainda indicam a persistência de chuva em áreas do Tocantins, Amazonas e Acre. Nestes estados, dois avisos laranja (perigo) emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam precipitações que podem chegar a 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h.

Até as 8h de hoje (21), os maiores acumulados de chuva registrados em estações do Inmet foram em Buriticupu (MA), com 108,8 mm, e em Dom Eliseu (PA), com 89,0 mm. A tendência é que estas chuvas persistam nos próximos dias.

A Defesa Civil alerta os moradores dessas regiões para que fiquem atentos a eventuais transtornos devido às chuvas.

Precipitações também estão previstas para o restante do país, em áreas de quase todas as regiões brasileiras, que estão sob aviso amarelo (perigo potencial). As exceções são o Sul e o interior do Nordeste, onde o tempo permanece firme nesta sexta-feira, com temperaturas elevadas.

⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: