Diretora do Inmet é nomeada representante permanente do Brasil junto à OMM
A atuação do instituto junto à OMM permite ao Brasil alcançar uma posição de destaque ao lado de grandes nações
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) nomeou, nesta semana, a diretora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizane Soares Ferreira, como representante permanente do Brasil junto à OMM.
A nomeação é dada por meio de decreto presidencial, tendo em vista que o Inmet é o órgão oficial da meteorologia no Brasil. O instituto é responsável pela previsão do tempo e clima em todo o território nacional, além de elaborar produtos agrometeorológicos e climatológicos aplicados, também, nos setores da agricultura, pecuária, aviação, navegação e outras atividades.
Na OMM, o Inmet é responsável pelo, entre outros, tráfego de dados coletados na rede de observação meteorológica da América do Sul e demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.
A atual diretora ressalta que a atuação do Inmet junto à OMM permite ao Brasil alcançar uma posição de destaque ao lado de grandes nações. “Como representante oficial da OMM no Brasil, a grande missão do Inmet é estar sempre alinhado com as diretrizes da organização, buscando boas práticas, proximidade com outros países e troca de informações meteorológicas a fim de assegurar a padronização e a publicação uniforme de observações e estatísticas”, reforça Lizane.
Fundada em 1950 e com sede em Genebra, na Suíça, a OMM é uma agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia, mudanças climáticas, recursos hídricos, entre outras áreas.