Conselho Executivo da OMM aprova Sistemas de Alertas Antecipado para atender as necessidades da sociedade.

A proposta é garantir que os Sistemas de Alerta Precoce de Riscos Múltiplos (MHEWS) cheguem a todos nos próximos cinco anos e estabeleça um sistema de monitoramento de gases de efeito estufa.

Publicado em 01/07/2022 13h22 . Última modificação 22/05/2023 10h08 .

O Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em sua sessão realizada no período de 20 a 24 de junho de 2022, aprovou duas grandes propostas estratégicas para garantir que os Sistemas de Alerta Precoce de Riscos Múltiplos (MHEWS) cheguem a todos nos próximos cinco anos e estabeleça um sistema de monitoramento de gases de efeito estufa.

A tomada de decisão faz parte de uma série de medidas acordadas pelo Conselho Executivo com intuito de fortalecer os serviços climáticos, hídricos e ambientais para atender às crescentes necessidades da sociedade.

Na ocasião, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi representado pelo Diretor Miguel Ivan Lacerda, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais Gustavo Motta, e as assistentes da Assessoria Internacional, Camila Lopes e Rebeca Goes. 

O INMET já emite os Avisos antecipados para garantir a segurança e proteção da sociedade, com intuito de evitar ou amenizar os efeitos dos desastres naturais. Sua atuação junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) permite ao País alcançar uma posição de destaque ao lado das demais nações, influenciando nas decisões estratégicas dessa agência aspecializada das Nações Unidas que trata dos temas relacionados ao clima, comportamento e ciência da atmosfera e sua interação com os oceanos, a variação/mudança climática e os recursos hídricos.

Durante a sessão do Conselho Executivo, foi reconhecida a Iniciativa do Aquecimento Global da ONU como essencial para a missão dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (NMHSs), e de responsabilidade para a OMM de coordenar e fortalecer a ação coletiva em três áreas de foco:

-Observações e monitoramento do sistema terrestre

-Capacidades preditivas e de alerta

-Comunicação coordenada para ação antecipatória

A iniciativa dos Alertas antecipados busca alavancar e aumentar o financiamento das prioridades da comunidade da OMM, como o Sistema de Financiamento de Observações Sistemáticas (SOFF), o Sistema de Alerta Antecipado de Risco Climático (CREWS) , a Coalizão Água e Clima e o Sistema Global de Alerta de Riscos Múltiplos (GMAS). estrutura.

Além disso, foi discutido pelos membros do Conselho Executivo como desenvolver ainda mais a Estrutura Global para Serviços Climáticos, bem como a pesquisa e a visão científica da OMM. Também endossou o estabelecimento de um Consórcio de Parceiros de Colaboração de Educação e Treinamento da OMM (CONET) destinado a ampliar o envolvimento de instituições de educação e treinamento nas atividades da OMM.

O progresso na realização do Plano Estratégico da OMM foi definido em um relatório de avaliação de desempenho, que incluiu metas de longo prazo para:

  • Atender melhor às necessidades da sociedade: fornecer informações e serviços confiáveis, acessíveis, orientados para o usuário e adequados à finalidade
  • Melhore as observações e previsões do sistema terrestre: fortalecendo a base técnica para o futuro
  • Pesquisa direcionada avançada: alavancando a liderança na ciência para melhorar a compreensão do sistema da Terra para serviços aprimorados
  • Melhorar a capacidade de prestação de serviços dos países em desenvolvimento para garantir a disponibilidade de informações e serviços essenciais necessários aos governos, setores econômicos e cidadãos.


INMET e OMM -

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950 e, por delegação desta Organização, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

O Diretor do INMET, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira é representante permanente do Brasil junto à OMM e membro do Conselho Executivo da Organização.



Veja mais: