Chuvas persistem na faixa Norte do país e leste do Nordeste

Avisos laranja e amarelo do Inmet mantêm atenção nestas regiões, hoje (6)

Publicado em 06/02/2025 11h33 . Última modificação 06/02/2025 11h48 .

Ainda sob a influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e combinado com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), as instabilidades em áreas das regiões Norte e do Nordeste demandam atenção, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Não se descartam acumulados expressivos nesta quinta-feira (6), conforme os avisos laranja e amarelo emitidos ontem (5) e hoje (6) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessas localidades, o aviso laranja de perigo para chuvas intensas do Inmet prevê precipitações que podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h no período.

Chuvas já vêm atingindo parte do Nordeste nos últimos dias, com destaque para o litoral da Paraíba e Pernambuco. Na estação de Camaratuba, no litoral paraibano, choveu nas últimas 24 horas o equivalente a 236,8 mm, superando o maior volume diário de 171,8 mm, registrado em 4 de setembro de 2013. Na capital, João Pessoa, foram registrados, nas últimas 24 horas um total de 90,0 mm de chuva. A tendência é que este cenário de chuvas persista no Nordeste até amanhã (7).

Também foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas de Norte a Sul do país nesta quinta-feira (6), estendendo-se até amanhã (7).

No Rio Grande do Sul, persistem temperaturas elevadas em quase todo o estado, que podem superar 5°C acima da média.

Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: