Chuvas intensas vão atingir o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigura e chuvas voltam a se espalhar

Publicado em 27/01/2023 13h50 . Última modificação 07/02/2023 14h16 .

Nos próximos dias, a previsão indica aumento do volume de chuva e intensificação das áreas de instabilidade em grande parte do Centro-Sul do Brasil. No final de semana (28 e 29), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá se desconfigurar à medida que a aproximação de uma frente fria e um novo canal de umidade se estabelecem no Sul do País.

A fase seca da chamada Oscilação de Madden-Julian acarreta uma mudança temporária da circulação atmosférica, favorecendo o escoamento de ar mais quente e úmido para o Sul e mais seco para parte do Centro-Nordeste do Brasil (Figura 1).

Figura 1: Mapas de umidade disponível na atmosfera (água precipitável) prevista pelo modelo Cosmo para às 21h do sábado (28) - figura 1(a) - e para às 18h do domingo (29) - figura 1(b). Tons em azul escuro indicam aumento da umidade sobre parte da Região Sul do Brasil.

No sábado (28) e no domingo (29), os índices de instabilidade se apresentam muito elevados para áreas do Triângulo Mineiro, sul e sudeste de Minas Gerais, centro-sul do Rio de Janeiro, faixa norte de São Paulo e em parte do Mato Grosso do Sul.

No sábado, a passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo sul do Rio Grande do Sul e o calor ao longo do dia devem favorecer a ocorrência de chuva forte em locais pontuais, com possibilidade de queda granizo no estado gaúcho e, também, no sul de Santa Catarina. 

Entre domingo e segunda-feira (30), as instabilidades vão se intensificar em grande parte das demais áreas da Região Sul. A figura 2 abaixo mostra os índices de instabilidade calculados a partir do modelo GFS para o Centro-Sul do País nos dias 28 e 29.

Figura 2: Índices de instabilidade adaptados do modelo GFS. Tons em amarelo e, especialmente, em vermelho indicam condições favoráveis à ocorrência de tempestades, com eventuais acumulados significativos de chuva e rajadas de vento.


Para sábado, os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO e GFS (figura 3) concordam com a área preferencial para chuvas, embora mostrem volumes acumulados diferentes, compreendendo o sul de Minas Gerais, Vale do Paraíba (SP) e centro-sul do Rio de Janeiro.

Figura 3: Chuva acumulada em 24h para o sábado (28) de acordo com os modelos Cosmo (a) e GFS (b).

Para domingo, os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO e GFS (figura 4) mostram a persistência das chuvas nas mesmas áreas e intensificação do volume em relação ao sábado. Nos mapas abaixo, também é possível observar os volumes consideráveis de chuva em áreas do leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Figura 4: Chuva acumulada em 24h para o domingo (29) de acordo com os modelos Cosmo (a) e GFS (b).

Para segunda-feira, os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO e GFS (figura 5) mostram a persistência das chuvas sobre o Sudeste e intensificação das chuvas nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Figura 5: Chuva acumulada em 24h para a segunda-feira (30) de acordo com os modelos Cosmo (a) e GFS (b).

Os mapas abaixo trazem o total de chuva previsto por cada modelo entre os dias 27 e 30 de janeiro (figura 6). Neste período, há possibilidade do total de chuva atingir ou superar cem milímetros (mm) em áreas do sul de Minas Gerais e, principalmente, na Serra da Mantiqueira.

Figura 6: Chuva acumulada entre os dias 27 e 30 de janeiro de acordo com os modelos Cosmo (a) e GFS (b).


Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) solicita que a população fique atenta as atualizações futuras da previsão do tempo e aos avisos meteorológicos de tempo severo emitidos pelo instituto, tendo em vista a possibilidade de variações das áreas mais afetadas pela chuva. Além disso, também é recomendado acompanhar as recomendações das defesas civis das regiões atingidas.

Confira a nota técnica completa AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: