Chuva acima da média em janeiro aumenta umidade do solo no Nordeste e Sudeste

O maior armazenamento de água no solo ocorreu, principalmente, entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia

Publicado em 06/02/2024 15h58 . Última modificação 06/02/2024 16h08 .

Conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em janeiro deste ano, a ocorrência de chuva acima da média em parte das regiões Nordeste e Sudeste do País melhorou o armazenamento de água no solo, principalmente entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia. De acordo com a figura 1 abaixo, o armazenamento na região estava abaixo de 30% (tons em vermelho e laranja nos mapas) em dezembro. No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% (tons em azul nos mapas) em grande parte da região, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Algumas cidades tiveram volumes bastante expressivos de chuva, como Vitória da Conquista (BA), que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm. Já no município da Barra (BA), o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm. Em Minas Gerais, a cidade de Salinas teve 333,2 mm, sendo que a média é de 112,2 mm. Em Petrolina (PE), também choveu o dobro da média do mês.

O aumento da chuva ocorreu devido ao posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul.

Figura 1: Mapas comparativos de armazenamento de água no solo.

Para mais informações sobre a previsão do clima em fevereiro, confira AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: