Balanço: Primavera 2022 teve o mês de novembro mais frio nos últimos 46 anos
A estação teve baixas temperaturas e chuvas acima da média no Brasil
Chuva
As chuvas durante a primavera de 2022 foram acima da média em quase todas as regiões brasileiras, exceto na Região Centro-Oeste e no Estado do Rio Grande do Sul, onde as chuvas foram de 20% a 40% abaixo da média. O destaque vai para o norte da Região Norte (Figura 1a), onde foram registrados maiores desvios positivos de chuva neste período. Em Belém (PA), por exemplo, a estação meteorológica do INMET registrou um total de chuva entre os meses de setembro à novembro de 798,3 mm, valor de aproximadamente 391 mm acima da média climatológica que é de 407,3 mm.
Temperatura
Além dos volumes de chuva significativos ocorridos em grande parte do Brasil, as baixas temperaturas também foram destaque durante a primavera, pois o ar frio de origem polar avançou pela Região Sul e alcançou áreas do Brasil Central no início do mês de novembro, ocasionando queda nas temperaturas, eventos de geada e até registro de neve em áreas do Planalto de Santa Catarina. A massa de ar frio, além de dias chuvosos durante este período, foi responsável por desvios negativos de temperatura na parte leste do Brasil. Desta forma, considerando a temperatura média observada nas estações meteorológicas do INMET em todo o Brasil, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio nos últimos 46 anos, mesmo havendo uma tendência de aumento dos valores de temperatura ao longo dos anos no País. Já em áreas do sul da região Norte e parte norte do Centro-Oeste (Figura 1b), as temperaturas foram mais elevadas com registro de queda na umidade relativa do ar, principalmente nos meses de setembro e outubro.
Confira o balanço completo da primavera/2022 no Brasil AQUI.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET