Final de semana será de muito frio especialmente na Região Sul do Brasil
As temperaturas mínimas ficarão abaixo de 0°C em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A partir da próxima sexta-feira (10) uma nova frente fria deverá atuar sobre o Sul do Brasil.
A massa de ar, de origem polar, na sua retaguarda intensifica o frio sobre parte do Brasil derrubando, ainda mais, as temperaturas.
A partir de sábado (11) há previsão de geada ampla na Região Sul.
Sexta-feira (10)
Com a passagem de uma frente fria pela Região Sul de rápido deslocamento para o litoral da Região Sudeste, uma intensa massa de ar frio começa a atuar em áreas do Brasil favorecendo a queda das temperaturas máximas principalmente na Região Sul e também em Mato Grosso do Sul, áreas do Mato Grosso, São Paulo e no extremo sul de Goiás.
Sábado (11)
O sábado será gelado em toda a Região Sul. As temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C nas Serras Gaúcha e Catarinense.
Como comparação, durante a intensa onda de frio de maio, a menor temperatura registrada nas Estações Meteorológicas do Inmet, na Região Sul, foi -2,9°C em Bom Jardim da Serra (SC).
Há chance de geada ampla nos estados da Região Sul e também em áreas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Nos Estados da Região Sul, a intensidade da geada será de moderada a forte.
Acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos dos próximos dias onde serão definidas as áreas e intensidade das geadas com maior confiabilidade (https://alertas2.inmet.gov.br)
Ainda no sábado (11), o ar frio também avança para os estados do Sudeste, além de cidades do interior do Brasil podendo evidenciar um novo episódio de friagem em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte.
A Figura 1 mostra a previsão de temperatura mínima para o dia 11 de junho às 6 horas (horário de Brasília). Tons em roxo indicam áreas com previsão de temperaturas abaixo de 0°C.
Domingo (12)
O ar frio continua atuando nos Estados da Região Sul e avança para o Mato Grosso Sul, São Paulo e Mato Grosso. Nesse dia, as temperaturas deverão variar entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), entre 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e entre 10°C e 20°C na capital paulista.
Ainda há previsão de geada ampla e de intensidade moderada a forte em áreas do oeste, norte e Serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o Estado de Santa Catarina (com exceção apenas do litoral). Também há previsão de geada, de menor intensidade, no centro e norte do Paraná e no sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
Segunda-feira (13)
As temperaturas mínimas ainda serão negativas nas Serras Gaúcha e Catarinense e há previsão de geadas na Região Sul, além de áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Serra da Mantiqueira.
Ainda nesse dia, os ventos associados ao anticiclone pós-frontal podem transportar o ar frio até o Nordeste brasileiro derrubando também as temperaturas em áreas do estado da Bahia.
Temperaturas previstas entre os dias 10 e 13 de junho de 2022.
As Tabelas 1 e 2 apresentam os valores previstos de temperatura mínima e máxima entre os dias 10 e 13 de junho de 2022 para algumas cidades brasileiras.
Na Tabela 1, com previsão para algumas cidades dos Estados da Região Sul do Brasil, o destaque é para as temperaturas de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, ambas em Santa Catarina no dia 11 (sábado). A temperatura mínima prevista é de -5°C e a máxima não deverá passar dos 7°C.
A Tabela 2 apresenta a previsão de temperatura para algumas cidades das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
No dia 13 (segunda-feira), por exemplo, a temperatura na cidade do Rio de Janeiro (RJ) deverá variar entre 15° C e 21°C.
O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial