TEMPORAIS QUE ATINGIRAM SANTA CATARINA NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA PODEM OCORRER NOVAMENTE NA REGIÃO NOS PRÓXIMOS DIAS.

Os temporais deverão ser significativos especialmente no decorrer do dia 18/08.

Publicado em 17/08/2020 14h54 . Última modificação 17/08/2020 15h20 .


A Região Sul esteve sobre um período de estiagem, em torno de 12 dias, com predomínio de temperaturas elevadas para esta época do ano, entre 28 e 30°C, especialmente sobre o oeste e centro da região.
Além disso, o forte predomínio dos ventos de noroeste/norte quentes sobre o oeste da região, caracterizou uma forçante para o domínio de uma baixa pressão térmica na região.

No entanto, entre os dias 13 e 14 de agosto, o encontro deste ar quente com uma massa de ar mais fria na Argentina, ocasionou um forte contraste de temperatura e a formação de um sistema frontal na Região Sul do Brasil. Essa combinação favoreceu ao desenvolvimento de uma atmosfera instável, associada com temporais, que foram acompanhados de fortes rajadas de vento, granizo e até tornado no oeste de Santa Catarina. Na Estação Meteorológica do INMET localizada no município de Campos Novos (SC), a rajada de vento chegou aos 87 km/h.

A Figura 1 apresenta a imagem de satélite no dia 14/08/2020 às 23:50 UTC (20h50 no horário de Brasília). As áreas em vermelho indicam regiões com a presença de nuvens convectivas intensas, ou seja, que ocasionam tempestades. Observa-se a presença desse tipo de nuvem sobre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Figura 1: Imagem de satélite do dia 14/08/2020 às 23:50 UTC (20h50 no horário de Brasília). Fonte: INMET.


A persistência das condições atmosféricas dos ventos quentes de noroeste/norte nos baixos níveis combinados com ventos da atmosfera com uma circulação transversal com os ventos na alta atmosfera e uma baixa pressão atmosférica entre a Argentina e a Região Sul do Brasil, ainda será favorável à ocorrência de novos temporais, com chuvas intensas, ventos de rajadas e queda de granizo em áreas localizadas, entre o sul do Mato Grosso Sul, sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, entre hoje e a quarta-feira (de 17 a 19/08/20). Os temporais deverão ser significativos especialmente no decorrer do dia 18/08.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva para o dia 18 (terça-feira). Neste dia, o modelo COSMO do INMET indica, de maneira geral, acumulados de chuva variando entre 30 e 90 mm.



Figura 2: Previsão de acumulado de chuva para o dia 18 de agosto de 2020. Fonte: INMET.


Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.


Veja a NOTA completa em :



https://portal.inmet.gov.br/notasTecnicas#