TÉCNICOS DO INMET PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTAÇÃO METEOROLÓGICA VAISALA.

Entre os dias 2 e 6 de agosto, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Jorge Emílio Rodrigues ministrou o curso de Instalação e Manutenção de Estação Meteorológica Automática Vaisala/ MAWS301, na sede do Inmet, em Brasília.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 06/08/2021 16h03 . Última modificação 06/08/2021 17h15 .



Entre os dias 2 e 6 de agosto, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Jorge Emílio Rodrigues ministrou o Curso de Instalação e Manutenção de Estação Meteorológica Automática Vaisala/ MAWS301, na sede do Inmet, em Brasília.


O treinamento teve como objetivo apresentar aos técnicos à Rede de Estações, o monitoramento, o sistema de comunicação GOES, equipamentos e softwares. Além de apresentar os aspectos gerais de manutenção, como o aterramento, a nomenclatura dos equipamentos, o diagrama em bloco simplificado do sistema, o reconhecimento da porta serial, as funcionalidades dos led's do dataloggers e a lista de status dos sensores.



Além do conteúdo teórico, os participantes visitaram o Laboratório de Instrumentos Meteorológicos (LAIME) e a Estação Meteorológica Automática de Brasília/DF A001 em campo, com intuito de observar os pontos de checagem; como é feita a limpeza dos sensores e o funcionamento da Estação. O curso teve a participação de Itajacy Diniz Garrido, Chefe do 4º Distrito de Meteorologia do Inmet (DISME), Gerson Ricardo colaborador do 8º DISME/Inmet e a Equipe de técnicos da Sede do Inmet.




“O corpo técnico precisa está em constante treinamento, no sentido de nossos equipamentos estarem funcionando de modo a termos dados climáticos confiáveis à sociedade de maneira geral”, disse Itajacy Diniz Garrido.