INMET participa da Iniciativa Diálogos IICA BRASIL

"Agrometeorologia em Tempos de Crise Hídrica: Importância do Monitoramento e da Previsão do Tempo para a Agricultura" foi o tema do debate.

Publicado em 22/11/2021 14h27 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .


O coordenador da Assessoria Internacional (AAI) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Danilo Silva, participou da iniciativa Diálogos IICA BRASIL promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para debater o tema: Agrometeorologia em Tempos de Crise Hídrica: Importância do Monitoramento e da Previsão do Tempo para a Agricultura.

O debate aconteceu no dia 18 de novembro de 2021, no canal do Youtube do IICA Brasil: https://bit.ly/3DBVvTT.

O foco do diálogo foi a necessidade de aperfeiçoar as estratégias de monitoramento e previsão do tempo para garantir aos setores usuários e dependentes das condições climáticas, informações meteorológicas de qualidade para a manutenção da produção.

O contexto da crise hídrica foi tema principal do debate, onde o INMET participou juntamente com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Cesinpam), na emissão de Avisos em maio/2021, sobre o risco do déficit pluviométrico nos meses subsequentes.

O intuito do INMET ao emitir esses Avisos é garantir que os setores consigam se estruturar da melhor forma possível para o suporte ao cidadão e o setor do agronegócio.

“Estamos trabalhando com parcerias que possam integrar os dados meteorológicos. A ideia é conseguir parceiros que já tenham Estações Meteorológicas privadas para ampliar os resultados e conseguir alcançar um público maior com maior qualidade nas informações”, disse Danilo Silva.

De acordo com Gertjan Beekman, coordenador de Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do IICA, todo setor produtivo é afetado quando ocorre um evento climático, como a situação da crise hídrica, que é um tema delicado, por isso, “o monitoramento climático é decisivo diante de uma crise hídrica, vejamos a importância de manter a modernização na rede de observações que é baseada pelas Estações Meteorológicas Automáticas. É notável a preocupação do INMET e a dedicação em monitorar os dados meteorológicos”, concluiu.

Os Diálogos IICA Brasil são uma contribuição do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para a disseminação de informações e o debate de temas relacionados à agricultura e ao desenvolvimento rural.

As transmissões acontecem às terças-feiras no canal do IICA no Youtube.

Para maiores informações: https://www.iica.int/pt/paises...

Veja mais: