PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DA PRIMAVERA

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2020 às 10h31 e termina no dia 21 de dezembro às 07h02 (Horário de Brasília).

Publicado em 18/09/2020 13h54 . Última modificação 18/09/2020 15h01 .



Características da Primavera



A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2020 às 10h31 e termina no dia 21 de dezembro às 07h02. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, bem como tem-se o início da convergência de umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro-sul da Região Norte (Figura 1a). Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente no norte do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil (Figura 1b).

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados a chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Com o gradativo aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão.






Figura 1:  (a) Climatologia de precipitação e (b) Temperatura média do ar para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.



Veja o Prognóstico Climático da Primavera completo AQUI.