[Atualização] PRIMEIRA FRENTE FRIA DO OUTONO TRARÁ CHUVAS INTENSAS NAS REGIÕES SUL E SUDESTE NOS PRÓXIMOS DIAS

Massa de ar frio favorecerá queda acentuada de temperatura na Região Sul, com possível formação de geada.

Publicado em 18/03/2022 13h30 . Última modificação 18/03/2022 13h57 .


A chegada de uma frente fria, associada a uma intensa massa de ar frio, a partir de hoje (18/03) no Brasil, favorecerá a ocorrência de chuvas, ventos fortes e queda acentuada de temperatura nas Regiões Sul e Sudeste ao longo do final de semana e no início da primeira semana do Outono.

Veja a seguir, as condições previstas de chuva e temperatura para os próximos dias para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

CHUVA


Entre a noite de sexta-feira (18) e o sábado (19) a forte massa de ar frio em superfície e o contraste de temperatura, associados com a convergência de umidade nos níveis médios atmosféricos, favorece às condições de chuvas intensas em Santa Catarina, Paraná e no leste de São Paulo. Entre o final do sábado (19) e a noite do domingo (20), as previsões indicam ocorrência de chuvas intensas, com volumes acima de 100 mm, no leste e no Vale do Paraíba em São Paulo. As chuvas serão fortes no sul e na Região Serrana do Rio de Janeiro e em parte da Zona da Mata de Minas entre a manhã de domingo (20) até a tarde da segunda-feira (21). Pontualmente poderão ser observados valores de chuva em torno de 200 mm nos próximos dias entre o leste e o litoral norte de São Paulo e no sul e serras do Rio de Janeiro.

A Figura 1 apresenta o mapa da precipitação acumulada para o período de 18 a 21 de março, onde áreas em tons de rosa indicam totais de chuva em torno de 200 mm.




                                                                                               Figura 1: Previsão de acumulado de chuva entre os dias 18 e 21/03/2022.


FRIO


O avanço do ar frio entre o sábado (19) e a segunda-feira (21), favorece a forte queda nas temperaturas nas Regiões Sul e Sudeste. No domingo (20), as temperaturas máximas não devem passar de 18ºC em Curitiba, 20ºC em São Paulo, 22°C em Porto Alegre e 23°C em Florianópolis. Além disso, as condições são favoráveis à formação de geada fraca na madrugada da segunda-feira (21), nas serras gaúcha e catarinense.

A Figura 2, apresenta a previsão das temperaturas mínimas para 6h (horário de Brasília) do dia 21/03 (segunda-feira). Tons em roxo indicam temperatura mínima em torno de 6ºC.



                                                                         Figura 2: Previsão de temperatura mínima para o dia 21/03/2022 às 6h (horário de Brasília).



Atenção! No momento das chuvas, fiquem atentos aos Alertas das Defesas Civis de suas cidades e acompanhem as previsões de tempo e avisos meteorológicos do #Inmet.

https://portal.inmet.gov.br e https://alertas2.inmet.gov.br/

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: