INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 27 (13/07/2020)

Previsão de tempo para o período de 13 a 29 de julho de 2020.

Publicado em 13/07/2020 11h33 . Última modificação 23/07/2020 16h14 .

- Precipitação


A previsão de chuva entre os dias 13 e 20 de julho de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas nas regiões Norte e Sul, Brasil e também no litoral da Região Nordeste.

Na Região Sul, os acumulados de chuva deverão ser bem menores quando comparados às últimas semanas, com valores variando entre 5 e 30 mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do estado do Paraná.

Previsão de chuva fraca no litoral da Região Sudeste, com acumulados de até 10 mm.

Na Região Nordeste, as chuvas deverão se concentrar no litoral, especialmente no Recôncavo Baiano. De maneira geral, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 40 mm, incluindo a região da SEALBA.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar nos estados do Amazonas e Roraima, com valores próximos aos 60 mm.

Não há previsão de chuva para a Região Centro-Oeste, assim como para o estado de Minas Gerais e região do MATOPIBA.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 21 e 29 de julho de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter chuva em praticamente toda a Região Sul, com acumulados podendo variar entre 05 e 40 mm.

Na Região Sudeste, o modelo numérico indica chuva para o litoral, porém, os acumulados de chuva não deverão ultrapassar os 10 mm.

A semana deverá ter chuva em praticamente todo o leste e litoral norte da Região Nordeste, com acumulados mais significativos, próximos aos 60 mm, desde o Recôncavo Baiano até o litoral norte da Bahia.

Não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura

A partir do dia 14 de julho a chegada de uma forte massa de frio no Brasil favorecerá ao declínio acentuado de temperatura especialmente na Região Sul, mas também na Região Sudeste. As menores temperaturas deverão ocorrer nos dias 14 e 15 de julho de 2020.

A Figura 5 apresenta a previsão de temperatura mínima, do modelo numérico do INMET, para o dia 15 de julho às 9 horas (horário de Brasília). O modelo indica temperaturas muito baixas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com valores em torno de 0°C nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Há previsão de geada ao amanhecer dos dias 14 e 15 de julho no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A Figura 3 apresenta a previsão de risco de geada, a partir do Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) do INMET, para o dia 15 de julho. Nesse dia, as geadas deverão ser mais intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 15 de julho às 9 horas. Fonte: INMET.


Figura 4: Previsão de geada para o dia 15 de julho. Fonte: SISDAGRO/INMET.




Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 27/2020 completo: 

https://portal.inmet.gov.br/informativos#