PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 21 (01/06/2020)

INMET apresenta a previsão de tempo entre os dias 01 a 16 de junho de 2020.

Publicado em 01/06/2020 14h09 . Última modificação 05/06/2020 09h39 .

PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 21 (01/06/2020)


A previsão de chuva entre os dias 01 e 08 de junho de 2020 é apresentada na Figura 1. Nesse período, a previsão do modelo numérico do INMET indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer especialmente nas regiões Sul e Norte do Brasil. Há previsão de chuva em toda a Região Sul porém, os maiores acumulados deverão ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Os valores deverão ficar próximos a 100 mm. Destaca-se que, apesar do alto acumulado, as chuvas deverão ocorrer de forma isolada e em curto espaço de tempo. Na Região Centro-Oeste, previsão de chuva apenas no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no noroeste do Mato Grosso. Entretanto, os acumulados não deverão ultrapassar os 40 mm. Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva são previstos para o sul de São Paulo, com valores entre 50 e 80 mm. A semana ainda deverá ser de muita chuva na Região da SEALBA, com acumulados entre 30 e 80 mm. Na Região Norte, as chuvas deverão ficar concentradas no Amazonas, Roraima, Amapá e noroeste do Pará. De uma maneira geral, os acumulados de chuva na região poderão variar entre 10 e 120 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 09 e 16 de junho de 2020. De acordo com o modelo de previsão numérica, a previsão de áreas com chuva é muito parecida com a semana anterior. Na Região Sul, o modelo indica chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Os acumulados de chuva poderão ficar próximos a 180 mm. Previsão de chuva em praticamente toda a Região Sudeste, com maiores acumulados, entre 20 e 40 mm, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Praticamente não há previsão de chuva na Região Centro-Oeste e no MATOPIBA durante esse período. Na Região Nordeste, a tendência é de chuva em todo o litoral, com acumulados que poderão ficar próximos à 70 mm no Rio Grande do Norte e Maranhão.Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer no norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura


Comparando com a última semana, os próximos dias deverão ter registros de temperatura mais estáveis. Ou seja, as temperaturas deverão ficar próximas às médias do período. Ainda assim há previsão de geada ao amanhecer do dia 02 de junho na região da Campanha do Rio Grande do Sul e, ao amanhecer do dia 03 de junho, no sul e oeste do Rio Grande do Sul e nas Serras Gaúcha e Catarinense (ver Figura 3).

Figura 3: Previsão de Geada para o dia 03 de junho a partir do Sisdagro. Fonte: INMET.



Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 21/2020 completo: https://portal.inmet.gov.br/informativos