PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 20 (25/05/2020)

A previsão de chuva entre os dias 25 de maio e 01 de junho de 2020 é apresentada na Figura 1.

Publicado em 23/05/2020 14h53 . Última modificação 05/06/2020 09h44 .

PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 20 (25/05/2020)


- Precipitação

A previsão de chuva entre os dias 25 de maio e 01 de junho de 2020 é apresentada na Figura 1. Nesse período, a previsão do modelo numérico do INMET indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer especialmente na faixa norte do Brasil. Na Região Norte, as chuvas deverão ficar concentradas no Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e no norte de Tocantins. Os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 100 mm. No MATOPIBA os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 80 mm, com os maiores valores previstos para no norte de Tocantins e no sul do Maranhão.
Há previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste, com os maiores valores previstos, de até 100 mm, no Maranhão, norte do Piauí, sul de Ceará e no leste da Paraíba e de Pernambuco. Há também previsão de acumulados de chuva variando entre 5 e 30 mm no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e no nordeste de Goiás. No Mato Grosso, há previsão de chuva apenas no extremo norte do estado, porém os acumulados não deverão ultrapassar os 10 mm.
Não há previsão de chuva para a Região Sul e também para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul durante essa semana.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 02 e 10 de junho de 2020.
De acordo com o modelo de previsão numérica, nesse período os maiores acumulados de chuva deverão ficar concentrados no centro e norte do Amazonas e também no estado de Roraima. Nessas áreas, os acumulados de chuva poderão chegar aos 100 mm. Nesse período, a tendência é de retorno das chuvas na Região Sul do Brasil. Os acumulados poderão variar entre 20 e 80 mm, com previsão de maiores acumulados no oeste da região.
Há previsão de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com maiores valores previstos para o leste dos estados.
As chuvas deverão persistir em todo o leste da Região Nordeste, com acumulados de até 90 mm. No interior, os acumulados deverão ser menores do que 10 mm.
Na Região Centro-Oeste, a tendência é pouca chuva e os acumulados não deverão ultrapassar os 30 mm.



Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura

Os próximos dias serão de temperaturas amenas na parte centrossul do país. Como exemplo, a Figura 3a apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 27 de maio às 9 horas (horário de Brasília). Nesse dia, as temperaturas mínimas deverão variar entre 0°C e 12°C na Região Sul, com menores valores previstos para as Serras Gaúcha e Catarinense. Além disso, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 10°C no centro e sul do Mato Grosso do Sul, em grande parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais e de Goiás. Há previsão de geada em áreas isoladas no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, sul do Rio Grande do Sul e Serras Gaúcha e Catarinense, sul do Paraná e de Minas Gerais no amanhecer do dia 26 de maio.
Conforme Figura 3b, geadas ainda são previstas em grande parte da Região Sul, no extremo sul do Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais no amanhecer do dia 27 de maio.

(a) (b)

Figura 3: (a) Previsão de temperatura mínima para o dia 27 de maio e (b) Previsão de Geada para o dia 27 de maio a partir do Sisdagro.

Fonte: INMET.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 20/2020 completo: https://portal.inmet.gov.br/informativos