(Atualização) ONDA DE CALOR PERSISTE E AVANÇA AINDA MAIS SOBRE O BRASIL.

Entre hoje (24) e amanhã dia (25), persiste a atuação da massa de ar quente e seco sobre grande parte do país, especialmente sobre os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Publicado em 24/08/2021 15h00 . Última modificação 24/08/2021 15h27 .



Entre hoje (24) e amanhã dia (25), persistirá a atuação da massa de ar quente e seco sobre grande parte do país, especialmente sobre os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Além dessas áreas, as temperaturas também ficarão elevadas no centro-sul de Rondônia e leste do Acre (até o dia 26/08).

Devido isso, haverá a continuidade do aviso meteorológico especial de Onda de Calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período) sobre as áreas e período citados.

Os modelos numéricos de previsão do tempo persistem indicando temperaturas elevadas (Figura 1) e baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente à tarde (entre 20% e 12%) nas áreas acima citadas, caracterizando os Nível de Atenção e Alerta[1]. Pontualmente, nas cidades localizadas em áreas do sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul, poderão registrar umidade relativa do ar abaixo de 12% em algumas horas do dia (Figura 2), caracterizando Nível de Emergência1. Destacando que tais condições meteorológicas podem auxiliar na propagação de incêndios/queimadas (https://portal.inmet.gov.br/paginas/incendio), deteriorando a qualidade do ar e afetando pessoas mais sensíveis como idosos, crianças e alérgicos.

Para o dia 26 (quinta-feira), está previsto o avanço de uma frente fria sobre a Região Sul do país. Com isso, áreas de instabilidade deverão atuar sobre o Mato Grosso do Sul, especialmente o sul do estado, onde há, inclusive, previsão de chuva isolada. Tal padrão irá favorecer ao aumento da umidade relativa do ar e consequentemente a diminuição das temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul e no sudoeste e sul do Mato Grosso. Porém, o tempo seco ainda deverá persistir sobre o estado de São Paulo, no nordeste e leste do Mato Grosso, centro-sul de Rondônia e no leste do Acre (Figura 3).








Figura 1 – Previsões do modelo numérico WRF 5 km do INPE para a temperatura máxima para os dias 24, 25 e 26/08 às 18 UTC (15 horas, horário de Brasília).






Figura 2 – Previsões do modelo numérico Cosmo 7 km para a umidade relativa do ar para às 18 UTC (15 horas, horário de Brasília) nos dias: (a) 24/08/2021 e (b) 25/08/2021. Destaque para áreas de divisa entre MT e MS.




Figura 3 – Previsões do modelo numérico Cosmo 7 km para o dia 26/08/2021 às 18 UTC (15 horas, horário de Brasília): (a) umidade relativa do ar e (b) temperatura do ar. Destaque para áreas de divisa entre MT e MS.









Confira a NOTA completa AQUI.

Essas previsões poderão sofrer alterações, as previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessadas nos seguintes endereços:


https://portal.inmet.gov.br/ e https://alertas2.inmet.gov.br/


Redes Sociais:

Youtube: INMET / INPE

Twitter: @inmet_ / @inpe_mct

Instagram: @inmet.oficial / @inpe.oficial