[Atualização 6] PREVISÃO DE FRIO INTENSO EM PARTES DO PAÍS NOS PRÓXIMOS DIAS.

A Onda de Frio ainda persiste até o dia 1° de agosto. Porém, já a partir do dia 31/07, as temperaturas começarão a subir gradativamente.

Publicado em 30/07/2021 17h30 . Última modificação 30/07/2021 17h58 .


A massa de ar frio continua avançando pelo Centro-sul do Brasil. A Onda de Frio ainda persiste até o dia 1° de agosto. Porém, já a partir do dia 31/07, as temperaturas começarão a subir gradativamente. No entanto, entre os dias 31 e 1° de agosto os declínios ocorrerão no interior da Região Nordeste.

Panorama geral:


O ar frio predomina sobre o Centro-sul e com isso, o amanhecer de hoje (30) ainda foi gelado com temperaturas negativas em cerca de 50 Estações Meteorológicas da Rede do INMET, sendo 40 delas na Região Sul. Além disso, temperaturas negativas também foram registradas no Sudeste (São Paulo) e no Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), conforme ilustrado na Tabela 1. Nas capitais gaúcha, paulista e mineira, as temperaturas mínimas de hoje, foram as menores do ano até então: 2,6°C no Jardim Botânico-Porto Alegre (RS); 4,3°C no Mirante de Santana-São Paulo (SP) e 6,3°C na Pampulha-Belo Horizonte (MG). Enquanto na Região Norte, as menores mínimas do dia foram 10,0°C (menor do ano até então) no Parque Estadual Chandless (AC), e 12,8°C em Rio Branco (AC).


Em relação às temperaturas máximas de ontem (29), os destaques foram as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, com a tarde mais fria do ano até o momento: 14,3°C no Mirante de Santana (São Paulo-SP) e 18,3°C na Estação do Forte de Copacabana (Rio de Janeiro-RJ). Nas capitais do Centro-Oeste (exceto Brasília) as máximas ficaram abaixo de 24°C: Campo Grande (MS) com 14,9°C, Cuiabá (MT) com 22,1°C e Goiânia (GO) com 23,0°C. Na Região Norte, o destaque das máximas de ontem (29) foram: Vilhena (RO) com 25,3°C e Rio Branco (AC) com 26,0°C. As Figuras 1a e 1b ilustram as anomalias de temperatura máxima do dia 29/07 e as temperaturas mínimas do dia 30/07.

Quanto à ocorrência de geadas, as Figuras 2a e 2b ilustram pelo segundo dia consecutivo (29 e 30), uma ampla área com reportes e as prováveis ocorrências a partir das Estações Automáticas do INMET.


Tabela 1: Menores temperaturas registradas na Região Sul no dia 30/07 às 10 UTC (07 horas no horário de Brasília).


Destaques:


  • A partir de amanhã (31), as temperaturas começarão a sofrer ligeira elevação e gradativa elevação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste (exceto na faixa leste de Goiás e no Distrito Federal), especialmente as temperaturas máximas. Porém, as temperaturas mínimas ainda continuam baixas. Nas áreas de maior altitude das regiões Sul, principalmente e, no Sudeste (especialmente na Serra da Mantiqueira divisa entre São Paulo, Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro e região de Itatiaia), ainda são previstas temperaturas negativas (entre -2°C e 0°C); Temperaturas mínimas entre 0°C e 2°C em parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Em relação às temperaturas máximas para 31/07, a única capital que ficará abaixo de 19°C será São Paulo-SP.

  • No leste de Goiás, Distrito Federal e no interior da Região Nordeste, as temperaturas estarão em declínio entre os dias 31/07 e 01/08; No interior do Nordeste (especialmente nas áreas de maior altitude), os declínios previstos poderão variar de 4°C a 6°C. Já na capital Federal, as máximas não ultrapassaram 25°C.

  • Para a Amazônia Legal, as temperaturas já apresentam tendência de elevação. No entanto, as temperaturas nas regiões sul e sudoeste da região permanecem amenas. Em Mato Grosso, durante o final de semana, ainda são previstas temperaturas mínimas em torno dos 10°C a 15°C na região centro-sul e oeste do estado. Em Rondônia, durante o sábado, as temperaturas mínimas deverão variar em torno dos 13°C a 15°C na região centro-sul e 16°C a 18ºC na região centro-norte do estado. Ainda em Rondônia, durante o domingo são previstas temperaturas mínimas em torno dos 15 a 17ºC na região centro-sul e 18°C a 20°C na região centro-norte do estado. No Acre também são previstas temperaturas mínimas amenas, com valores variando entre 13°C a 15°C durante o sábado e 16°C a 18°C durante o domingo. No estado do Amazonas, durante o sábado são previstas temperaturas mínimas variando em torno dos 16°C a 17°C na Região Sudoeste e 18°C a 20°C nas regiões oeste e sul do estado. Ainda no Amazonas, durante o domingo, as temperaturas deverão permanecer amenas apenas na Região Sudoeste do estado, com temperaturas mínimas variando em torno dos 18°C a 19°C. As temperaturas máximas permanecem elevadas em todas as regiões da Amazônia Legal.

  • Por fim, no que se refere às geadas, de acordo com a previsão do modelo regional WRF 5km/INPE (Figura 3) e também os produtos numéricos gerados pelo INMET, há previsão de geadas na madrugada/manhã do dia 31 (sábado). Sendo que, ainda ocorrerá em uma ampla área das regiões, Sul e Sudeste, mas com intensidade moderada, localmente fortes abrangendo, principalmente as áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, e do Paraná; áreas do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais (especialmente as regiões próximas a Serra da Mantiqueira). Com menor intensidade há possibilidade de geadas nas áreas da Serra da Mantiqueira e nas regiões de serra no estado do Rio de Janeiro. Para o dia 01/08 (domingo), as condições para geadas diminuem consideravelmente ficando mais restritas às regiões de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e de forma isolada em áreas da Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais.








    Figura 1- Dados observados na rede de estações do INMET: (a) anomalia de temperatura máxima (Normal Climatológica 1981-2010 e Tmáx (dia 29) e (b) temperaturas mínimas (Tmin) de hoje (30) às 10 UTC (7 horas, horário de Brasília).




    Figura 2- Mapas com a ocorrência de geada no dia 30/07: (a) estações convencionais e (b) prováveis geadas (estações automáticas).








    Figura 3- Previsões de geadas do modelo numérico WRF 05 km/INPE (atualizado em 30/07) para a madrugada/manhã de 31/07(sábado) e para a madrugada/manhã de 01/08 (domingo).






    Essas previsões poderão sofrer alterações. É preciso ter cautela e acompanhar as atualizações.



    As previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessadas nos seguintes endereços:


    https://portal.inmet.gov.br/ e http://alert-as.inmet.gov.br/cv/



    Link para acessar as previsões numéricas dos modelos do CPTEC/INPE  https://previsaonumerica.cptec...


    Para a Amazônia Legal no endereço eletrônico:  http://panorama.sipam.gov.br/p...







    Veja Nota Completa AQUI.