Porto Alegre (RS) registra a maior temperatura desde março nessa quarta-feira (26)

A capital gaúcha teve máxima de 34,3°C, registrada na estação meteorológica convencional do Inmet

Publicado em 27/10/2022 14h14 . Última modificação 27/10/2022 14h31 .

Na tarde dessa quarta-feira (26), Porto Alegre (RS) teve máxima de 34,3°C, a maior temperatura desde o dia 7 de março deste ano, quando foram registrados 35,2°C. Os valores foram observados na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura registrada nessa quarta também supera os 32,2°C observados no dia 27 de agosto, última vez que a capital gaúcha havia registrado máxima acima de 30°C neste ano.

Em 2022, a máxima em setembro foi de apenas 28,5°C em Porto Alegre, menor valor desde 2010 para o mês, quando foi verificado 28,3°C.

Figura 1: Mapa das temperaturas (°C) registradas às 15h nas estações meteorológicas do INMET.


Ainda nessa quarta-feira, áreas de instabilidade que antecederam a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul provocaram temporais com queda isolada de granizo e fortes rajadas de vento no estado. Destaque para as cidades de Bagé (RS), que teve ventos de 95,8 km/h, e Quaraí, que também registrou rajadas de 89,3 km/h.

Ao longo desta quinta-feira (27), a instabilidade vai diminuir e o tempo deve abrir em grande parte do RS, deixando as tempestades localizadas entre os estados de Santa Catarina e Paraná até o próximo sábado (29), com possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. No sábado à tarde, os temporais também podem ocorrer na metade norte gaúcha.

Em Porto Alegre, volta a fazer calor nos próximos dias, com previsão de 33°C no sábado. No domingo, porém, após o início de um dia abafado, a passagem de uma frente fria deve provocar novos temporais, com rajadas de vento acima de 70 km/h e possível queda de granizo nos estados do Sul.

A forte massa de ar de origem polar deve derrubar as temperaturas entre o fim de domingo e decorrer da próxima semana.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: