Onda de calor: temperaturas podem ficar em torno de 40ºC na região central do Brasil nos próximos dias

O calor vai atingir parte dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além de todo o Distrito Federal

Publicado em 12/09/2022 15h02 . Última modificação 12/09/2022 15h20 .

Uma onda de calor vai atingir, até a próxima quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal. Veja figura 1.

As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil. Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

Figura 1: Mapa da previsão de temperaturas máximas para o dia 13 de setembro às 15h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.

A partir de quinta-feira (15), há uma pequena possibilidade de chuva nas localidades mais afetadas pelo calor na área central do País, o que vai amenizar as temperaturas, apesar de permanecer abafado.

A chuva age como um termorregulador da atmosfera, já que as nuvens formam uma espécie de barreira do calor.

Confira o aviso amarelo AQUI.  

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: