Onda de calor: mais de 50 cidades brasileiras registram as maiores temperaturas do ano até o momento

Nessa segunda-feira (12), muitos municípios tiveram temperaturas acima de 40°C. Confira a lista das cidades mais quentes

Publicado em 13/09/2022 10h35 . Última modificação 13/09/2022 13h44 .

Devido à onda de calor que atinge grande parte do País nesta semana, mais de 50 cidades registraram, na tarde dessa segunda-feira (12), as maiores temperaturas do ano até o momento (veja tabela 1). 

As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil. Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um aviso amarelo de onda de calor e dois (vermelho e laranja) de baixa umidade. A previsão não descarta temperaturas ainda maiores nos próximos dias. 

Confira abaixo as cidades brasileiras que registraram as maiores temperaturas do ano até agora.

Tabela 1 - Cidades que registraram em 12/08/2022 as maiores temperaturas do ano até o momento.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: