NOTA DE ESCLARECIMENTO - SNM

INMET / INPE / CENSIPAM emitem Nota de Esclarecimento.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 13/07/2021 12h55 . Última modificação 13/07/2021 13h37 .


NOTA CONJUNTA


INMET / INPE / CENSIPAM


13 DE JULHO DE 2021


Diferente do que foi publicado hoje em alguns meios de comunicação, esclarecemos que o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) é um sistema de atuação conjunta de instituições federais de meteorologia, coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM/MD), para o aprimoramento do monitoramento e elaboração de previsões de eventos meteorológicos extremos, pesquisa, desenvolvimento e inovação.


Criado em 03 de maio de 2021, o SNM tem a missão de eliminar todo e qualquer tipo de sobreposição de atividades, gerando assim uma cadeia de processos, produtos e dados interligados e complementares, logo o objetivo do SNM é divulgar os produtos e informações para a sociedade de forma conjunta e não mais em separado como essa ou aquela Instituição.


Nesta segunda-feira (12), foi lançado de forma conjunta pelo SNM o Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio, ferramenta que monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no Brasil. Esse produto é complementar aos produtos já implementados pelas Instituições e serve para melhorar o monitoramento de queimadas. É o primeiro lançamento de produto do SNM que visa juntar as informações sobre o risco de incêndio e divulgá-las de maneira conjunta e não mais como cada instituição, ou seja, todos os relatórios do Governo Federal serão divulgados em conjunto pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM).


Nos próximos dias será enviado à Casa Civil minuta de regulamentação com o planejamento para a temporada de incêndios 2021, com a informação de que os órgãos que compõem o SNM, irão contribuir através de boletim semanal com as seguintes informações:


1) situação meteorológica e previsões para os próximos dias;


2) monitoramento de queimadas.


Logo a informação citada em alguns meios de comunicação de que os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Defesa (MD) deixarão de mostrar dados de incêndios, não procede.


A atuação conjunta das Instituições pelo SNM permitirá atingir patamares de desenvolvimento compatíveis com as necessidades sociais e econômicas do país, principalmente relacionadas ao aprimoramento do monitoramento e elaboração de melhores previsões de eventos meteorológicos extremos, elevando a meteorologia e o monitoramento a um novo patamar.


Confira NOTA CONJUNTA DE ESCLARECIMENTO Aqui