[Atualização] NOTA À IMPRENSA SOBRE A FORMAÇÃO DE UM CICLONE EXTRATROPICAL NO LITORAL DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Está previsto que o sistema se desloque para Noroeste, podendo provocar ventos de direção sudoeste a sudeste com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro (ao norte de Cabo Frio), do Espírito Santo e da Bahia (ao Sul de Ilhéus), até a noite do dia 26 de agosto.

Publicado em 24/08/2020 15h48 . Última modificação 25/08/2020 15h12 .


A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), participa que o ciclone extratropical que se encontra a aproximadamente 750 quilômetros (400 milhas náuticas) a Leste da costa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo iniciará sua fase de dissipação entre a noite de hoje e durante o dia 26 de agosto.

Está previsto que o sistema se desloque para Noroeste, podendo provocar ventos de direção sudoeste a sudeste com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro (ao norte de Cabo Frio), do Espírito Santo e da Bahia (ao Sul de Ilhéus), até a noite do dia 26 de agosto. Os ventos favorecerão a ocorrência de agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 5,0 metros de altura entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Cabo Frio, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas, até a madrugada do dia 27 de agosto.

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste, com até 3,0 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Cabo Frio, do Espírito Santo, e da Bahia, ao Sul de Caravelas, até a noite do dia 26 de agosto. Adicionalmente, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste, com até 2,5 metros de altura, no litoral do estado do Rio de Janeiro, entre Niterói e Cabo Frio, entre a noite do dia 25 e a noite do dia 26 de agosto.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm...dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. A Marinha do Brasil, o INMET, o CPTEC/INPE e o CIMAER/FAB acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm..., https://portal.inmet.gov.br/, https://www.cptec.inpe.br/ e https://www.redemet.aer.mil.br... ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também podem ser acessadas por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.


Mais informações AQUI