No dia do produtor rural, conheça um pouco mais sobre as plataformas desenvolvidas pelo INMET voltadas para o agricultor

Agromet e Sisdrago reúnem informações meteorológicas gratuitas de áreas produtoras de todo Brasil em tempo real.

Publicado em 25/05/2022 16h06 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

25 de maio, é o dia do produtor rural, trabalhador responsável pelo fornecimento de alimentos para o Brasil e para o mundo e por fazer o primeiro tratamento de toda produção agrícola do país.

Essa atividade, cada vez mais valorizada no Brasil, tem enorme importância para a economia nacional, visto que o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

No Brasil, cerca de 17,8 milhões de pessoas estão envolvidas com esse o trabalho. Mas para que todos esses trabalhadores possam ter um bom desempenho no campo, é necessário estar sempre atento à previsão do tempo para cada região produtora, para que o plantio das culturas não seja afetado negativamente.

Estar atualizado sobre o tempo e o clima, é fundamental para qualquer produtor rural brasileiro, que cada vez mais necessita de ferramentas exclusivas para sua produção. Com o propósito de facilitar e agilizar os processos da agricultura o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) oferece aos produtores rurais os aplicativos AGROMET e SISDAGRO produtos criados com o intuito de fornecer informações meteorológicas aplicadas à agricultura de maneira simples e dinâmica.

AGROMET


O AGROMET é um conjunto de opções para o produtor disponível no (app) INMET de previsão de tempo e também no portal oficial do INMET. A plataforma é um produto criado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

No dia a dia, com o AGROMET em mãos, o agricultor tem acesso ao mapa navegável com previsão de chuva, temperatura e umidade relativa do ar, com até sete (7) dias de antecedência para aquele ponto específico. Ele também disponibiliza em tempo real dados das Estações Meteorológicas do INMET, imagens de satélite, tendência de queda nas temperaturas, e é possível também mapear as culturas do algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, bem como culturas de inverno e de verão.

Para ter acesso ao aplicativo desenvolvido pelo INMET, não há custo algum para o produtor rural. A ferramenta 100% gratuita está disponível para Android e IOS, podendo ser encontrada nas lojas de aplicativo Playstore e AppStore.

Para utilizar o aplicativo acesse mapas.inmet.gov.br ou digite INMET na loja de aplicativos do seu celular, clicando em instalar logo em seguida. Após instalado, clique no botão com 3 traços e, em seguida, na opção MAPAS.


SISDAGRO


Já o SISDAGRO – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, oferece ferramentas de monitoramento e previsão do balanço hídrico e produtividade em diferentes culturas, além de previsão de condições favoráveis à formação de geada. O SISDAGRO também fornece informações agroclimatológicas referentes ao balanço hídrico e dias aptos ao manejo agrícola.

O Sisdagro pode ser acessado no portal do INMET ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro

O esforço do INMET é para ter uma comunicação que sirva ao agricultor brasileiro, assim como à sociedade. A comunicação efetiva é um dos eixos estratégicos de sua atual gestão.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: