METEOROLOGISTA DO INMET PARTICIPA DA IV SEMANA METEOROLÓGICA DA UFSM

Na ocasião, a meteorologista do INMET conduziu a apresentação da palestra intitulada: O papel da OMM e do INMET nas observações Meteorológicas.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 09/06/2021 14h44 . Última modificação 09/06/2021 14h52 .

Na manhã desta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi representado pela Meteorologista e Coordenadora-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do INMET, Marcia dos Santos Seabra, durante sua participação na IV Semana Meteorológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A IV Semana Meteorológica organizada pela UFSM, contou com uma série de apresentações referente a área da Meteorologia. Na ocasião, a meteorologista do INMET conduziu a apresentação da palestra intitulada: O papel da OMM e do INMET nas observações Meteorológicas.

Durante sua palestra, foi abordado a estrutura organizacional e todo o contexto histórico do INMET, o vínculo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a evolução tecnológica e sua importância para crescimento do órgão. Além disso, apresentou as imagens de satélites e sua evolução com o GOES-16, a importância do acervo histórico de dados meteorológicos, as estações meteorológicas e suas funcionalidades, os avisos meteorológicos em tempo real e os produtos desenvolvidos pelo INMET, como: SISDAGRO (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária) e o Aplicativo do INMET e suas funções.

“Fiquei muito honrada com o convite. É sempre um prazer falar para os alunos que estão começando a conhecer esse campo abrangente da Meteorologia”, disse Marcia Seabra.

O evento contou com outras apresentações, como: Observação de tempestades; reunião Climática – GPC; a importância do oceano e da criosfera em um clima em mudanças; conceitos básicos de modelagem oceânica com foco nos modelos do CESM; palestra das perspectivas para com o satélite Amazônia; importância da saúde mental na vida acadêmica, entre outros.