La Niña poderá persistir até a primavera de 2022

Essa poderá ser a terceira primavera consecutiva sob influência do fenômeno.

Publicado em 10/06/2022 15h15 . Última modificação 10/06/2022 16h12 .

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirma que a atuação do fenômeno La Niña dever persistir, pelo menos, até agosto de 2022.

Ainda de acordo com a OMM, alguns modelos matemáticos indicam que ela poderá se estender até o início de 2023. Caso essa previsão se confirme, será a terceira primavera (Hemisfério Sul) consecutiva sob influência da La Niña, algo que só ocorreu outras duas vezes desde 1950: de 1973 à 1976 e de 1998 à 2001.

O evento atual da La Niña teve início em outubro de 2021. Nos meses de janeiro a março de 2022, apresentou um decréscimo na intensidade, permanecendo na classificação de intensidade fraca, ou seja, com valores superiores à -0,9°C, mas inferiores à -0,5°C. Porém, em abril e maio de 2022, estas anomalias se fortaleceram, registrando valores de até -1,1°C, permanecendo na intensidade moderada.

A La Niña é um fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

No Brasil, durante eventos de La Niña, em geral são observados aumentos dos volumes de chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na Região Sul, além de uma ligeira diminuição nos valores de temperatura nas regiões Sudeste e Sul.

Mais informações sobre o fenômeno La Niña e a previsão climática para os meses de junho a setembro estão disponíveis no Boletim Agroclimatológico divulgado em 10 de junho, pelo INMET AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: