INMET recebe visita do Secretário da SDI/MAPA para promover a integração de atividades conjuntas com a Secretaria.

Foram apresentados: o monitoramento das chuvas para a Bacia do Rio Paraná, as novas propostas de Missão, Visão e Valores e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do INMET.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 16/08/2021 17h32 . Última modificação 16/08/2021 17h53 .


Na manhã desta segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) recebeu a visita do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI), Fernando Silveira Camargo. A visita ocorreu na Sede do INMET, em Brasília.

Na ocasião, foi apresentado pela meteorologista e coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do INMET, Marcia dos Santos Seabra, o monitoramento das chuvas para a Bacia do Rio Paraná, com foco na crise hídrica que afeta o país. Além disso, Daniella Batista, assistente de gabinete do INMET, apresentou as novas propostas de Missão, Visão e Valores, os 3 (três) eixos estratégicos: integração, parcerias e mitigação de riscos, propostos pela Direção e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do INMET, implementado desde 1999.

Para Daniella Batista, o (SGQ) do INMET foi desenvolvido e definido para assegurar níveis de qualidade e confiabilidade compatíveis com a expectativa dos usuários, além da uniformização das rotinas e melhoria contínua dos seus produtos e serviços. “Os processos foram identificados e mapeados e os documentos padronizados para as atividades desde a coleta dos dados meteorológicos, até a geração e divulgação de produtos ao usuário”, disse.

“Essa visita foi muito importante para promover a integração entre as atividades conjuntas com a Secretária (SDI), e também valorizar o papel e a importância do INMET para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, afirmou o diretor do INMET, Miguel Ivan Lacerda.

A visita foi acompanhada pelo diretor do INMET e parte da equipe administrativa do órgão, o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Waldeck Pinto, pela diretora da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (DIAGRO), Sibelle de Andrade, o diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas (DECAP), Alexandre Barcelos e os representantes do Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) e do AgroNordeste.