Portal do Governo Brasileiro

INMET PARTICIPA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

Foram propostas ações relacionadas às melhorias na Rede de estações do INMET no Piauí.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 26/01/2021 17h02 . Última modificação 26/01/2021 17h15 .

Na manhã desta terça-feira (26), o INMET, representado pelos servidores: Mozar Salvador, Wallace Lucas e Carlos Marcelino, promoveu uma reunião virtual com o Reitor da UESPI (Universidade Estadual do Piauí), o senhor Evandro Alberto de Sousa e com o Professor Werton Costa.

A reunião teve como objetivo a busca de ações conjuntas, visando melhorias no monitoramento meteorológico de parte da Rede de estações do INMET localizada no estado do Piauí.

O meteorologista Wallace Lucas fez uma explanação da atual conjuntura de funcionamento da rede de estações no estado e as possíveis ações de mitigação, a curto e médio prazo, dos atuais problemas que comprometem o funcionamento pleno dessas, ali localizadas.

Na oportunidade, o reitor da UESPI sugeriu a elaboração de um termo de cooperação técnica entre a Universidade e o Instituto, bem como com a SEMAR (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e outras Instituições, dada a importância do monitoramento contínuo e eficiente das condições de tempo e clima.

O Professor Werton Costa, um entusiasta da Ciência Meteorológica, destacou a importância do clima e da meteorologia para economia da região, especialmente para a agropecuária.

Novas reuniões devem ser agendadas com o objetivo de avançar nas iniciativas conjuntas em prol de um serviço meteorológico mais eficiente e adequado às necessidades locais.



                                                                                  Mapa da Rede de Estações Meteorológicas do INMET. Portal Inmet