INMET LANÇA PLATAFORMA AGROMET COM INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA O PRODUTOR RURAL.

Lançado hoje (26) a plataforma Agromet, fornece informações meteorológicas em um único lugar, facilitando ao usuário e ao produtor acesso aos serviços de meteorologia aplicada à agricultura de maneira simples e dinâmica.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 26/08/2021 17h11 . Última modificação 26/08/2021 17h22 .



Foi lançado hoje (26), pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a plataforma Agromet, que fornece informações meteorológicas em um único lugar facilitando ao usuário e ao produtor acesso aos serviços de meteorologia aplicada à agricultura de maneira simples e dinâmica. O lançamento ocorreu durante o evento “Perspectivas para Agropecuária Safra 2021/2022”, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), na plataforma Youtube.


O lançamento do projeto é fruto da parceria entre INMET e CONAB, que disponibiliza um mapa navegável de previsão de chuva, temperatura e umidade relativa do ar para os próximos sete (7) dias.


O grande diferencial do Agromet é a opção de incluir áreas produtoras de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, culturas de inverno e culturas de verão (primeira e segunda safra) aos mapas de previsão. Além disso, ao clicar em qualquer ponto do mapa o usuário terá acesso a previsão do tempo para 7 dias daquele ponto.


Nesse mesmo produto ainda é possível acessar:

• Dados observados em tempo real nas Estações Meteorológicas do Inmet;

• Imagens de satélite em tempo real;

• Previsão de chuva, temperatura do ar e umidade relativa para 7 dias;

• Possibilidade de sobreposição de informações (diferentes camadas no mapa).


Durante o lançamento, o diretor do INMET, Miguel Ivan Lacerda, apresentou como manusear o Aplicativo do INMET e as funções do Agromet, as imagens de satélites detalhadas com aplicação por área específica.


Junto com o lançamento do Agromet um novo produto foi gerado, o Sisdagro 2.0 (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária) para apoiar usuários do setor agrícola em sua tomada de decisão, auxiliando no planejamento e manejo agropecuário. Neste caso, é possível fazer o balanço hídrico do cultivo e a perda de produtividade já calculada, tudo isso em uma única plataforma.


De acordo com o diretor do Inmet, Miguel Lacerda de Oliveira, o AGROMET é mais um conjunto de ações para que a meteorologia tenha impactos positivos para o produtor rural. Os dados dessa plataforma são destinados para pontos específicos, ou seja, um fazendeiro com acesso aos aplicativos do INMET terá informações sobre clima e tempo, tudo em tempo real.


“Quem não dominar essas duas ferramentas sobre clima vai perder oportunidades. Os dados fornecidos pelo Agromet e Sisdagro entrega ao produtor rural a possibilidade de ter um controle sobre clima e manejo de produção mais assertiva”, afirmou Miguel Lacerda.


Do ponto de vista da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, “o AGROMET é uma ferramenta que possibilita ao produtor rural ver as previsões de tempo pelo próprio celular para sua região. Parabenizo ao diretor do INMET, Miguel Ivan Lacerda, pelo trabalho desenvolvido que tem sido de grande ajuda para o setor agropecuário”, disse a ministra.


Para a meteorologista e Coordenadora Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do INMET, Marcia dos Santos Seabra, “O Agromet vai possibilitar ao produtor rural informações meteorológicas confiáveis do INMET chegando em uma escala rápida até sua propriedade, isso pode facilitar no dia a dia até um planejamento de curto, médio e longo prazo” concluiu.


O INMET entrega uma ferramenta de custo zero para o produtor, com o objetivo de planejar e produzir mais recursos. Além disso, foi criado o Seguro Paramétrico que assegura dados específicos sobre o risco climático na produção agropecuária, todo o conjunto de ações faz parte da visão estratégica do órgão.



 COMO ACESSAR:


O AGROMET está disponível em mapas.inmet.gov.br no Portal do Inmet e no Aplicativo de Previsão de Tempo: INMET - disponível para os usuários dos sistemas para celular Android e IOS (Apple):



ANDROID


Se o seu aparelho celular possuir sistema ANDROID basta acessar a loja em seu aparelho Google Play e digitar INMET na busca e depois clique em INSTALAR. Pronto! O Aplicativo será salvo em seu aparelho automaticamente. Depois é só procurar pela logo do INMET em seus aplicativos.


Ou Clique no link abaixo e depois em INSTALAR.


https://play.google.com/store/...


IOS (APPLE)


Se o seu aparelho celular possuir sistema IOS (APPLE) basta acessar a loja em seu próprio aparelho APP STORE e digitar INMET na busca e depois clique em INSTALAR. Pronto! O Aplicativo será salvo em seu aparelho automaticamente. Depois é só procurar pela logo do INMET em seus aplicativos.