Portal do Governo Brasileiro

INMET, INPE, ANA E FUNCEME ACERTAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA EM REUNIÃO NO XXIII WORKSHOP DE AVALIAÇÃO CLIMÁTICA PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO.

A parceria visa uma integração dos sistemas nacionais e locais de meteorologia.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 19/01/2021 11h46 . Última modificação 19/01/2021 11h53 .

Durante a manhã desta terça-feira (19), no XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino 2021, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) acertaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fazer uma integração dos sistemas nacionais e locais de meteorologia.

“Iniciamos uma parceria de integração do grande sistema para dar maior eficiência e resultado ao cidadão que utilize o Sistema de Informações Meteorológicas no Brasil. Vamos cobrir as áreas de sombra duplicadas e cada instituição parceira se concentra no que seja melhor. Esperamos ampliar esse modelo para outros parceiros institucionais e partes do sistema, sejam eles público ou privado. Isso tudo para o INMET é a construção do SIM INMET," afirmou o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

O XXIII Workshop de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino 2021 acontece nesta terça-feira (19) de forma virtual, e reúne representantes de entidades nacionais e internacionais.

O evento acontece todos os anos desde 1998 e é promovido pela Funceme - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos em parceria com outras instituições. O Objetivo desse ano é discutir as condições atmosféricas e oceânicas bem como os resultados dos modelos de diferentes centros a fim de emitir a previsão climática para a estação chuvosa, o Prognóstico Climático para o trimestre: fevereiro, março e abril de 2021.