INMET ELABORA RELATÓRIO DIÁRIO DE MONITORAMENTO DA SITUAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O SISTEMA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL NACIONAL

Esta ação visa subsidiar a gestão de riscos aos desastres naturais realizada pelo CENAD/SEDEC, no âmbito da Operação Chuvas de Verão 2020-2021.

Publicado em 28/01/2021 13h45 . Última modificação 29/01/2021 17h13 .

Desde o dia 11 de janeiro de 2021, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atua junto ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão da Secretária de Proteção e Defesa Civil Nacional (SEDEC) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), fornecendo relatórios diários sobre a situação meteorológica no país, enfatizando as áreas sob condições de avisos meteorológicos especiais. Esta ação visa subsidiar a gestão de riscos aos desastres naturais realizada pelo CENAD/SEDEC, no âmbito da Operação Chuvas de Verão 2020-2021.

Os relatórios elaborados contém informações relevantes sobre as áreas do País onde há previsão de ocorrência de tempo severo (chuvas intensas/temporais, grande volume de chuva, queda de granizo, rajadas de vento), bem como, as localidades que registraram os dados meteorológicos mais relevantes. Esse trabalho é desenvolvido por meio de análises dos resultados gerados pelo Modelo Numérico de Previsão do Tempo COSMO, processado no supercomputador desse Instituto, permitindo assim, a emissão dos avisos meteorológicos especiais com no mínimo 24 horas de antecedência.

O meteorologista do CENAD, Tiago Molina Schnorr falou da importância do monitoramento “Dentro do papel de coordenação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ao qual foi dado a Secretária Nacional de Defesa Civil, a articulação com o INMET é de grande importância pois possibilita a cooperação técnica para recepção de informações meteorológicas que embaçam ações de proteção e preparação para a população no momento prévio ao desastre no País. Grande parte dos eventos adversos que geram situação de desastre são focados no excesso de precipitação ou no déficit de precipitação, então, ressalta ainda mais a importância de termos instituições qualificadas como o Instituto Nacional de Meteorologia e de termos produtos que sejam qualificados que possam ser utilizados pelos órgãos para antecipação de eventos meteorológicos que podem ser extremos e que podem pôr em risco a saúde e a vida da população. Neste sentido cada vez mais percebemos que os avisos e alertas meteorológicos conseguem antecipar de uma maneira qualificada e gerar uma informação cada vez mais útil para todo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, envolvendo Defesa Civil municipais, estaduais e Defesa Civil do Governo Federal”, disse.

O Boletim faz parte do projeto Operação Chuvas 2020/2021 do CENAD e será divulgado diariamente após às 11h até o final do verão de 2021 na aba TEMPO > BOLETIM DO TEMPO na página principal do portal ou AQUI.