INMET E SWISS RE CORPORATE SOLUTIONS, FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA.

O INMET passará a fornecer informações meteorológicas para o desenvolvimento dos indicadores do seguro paramétrico oferecido pela seguradora.

Publicado em 15/02/2022 16h56 . Última modificação 14/12/2022 11h46 .

Um novo passo foi dado no desenvolvimento do Sistema de Informação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia – SIM-INMET pelo acordo de cooperação técnica firmado com a Swiss Re Corporate Solutions (Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A.). O INMET passará a fornecer informações meteorológicas para o desenvolvimento dos indicadores do seguro paramétrico oferecido pela seguradora.

O INMET está colaborando para o aprimoramento do seguro de índice paramétrico com Empresas Seguradoras como um instrumento para melhor avaliação da transferência de risco e das consequências das mudanças climáticas. As coberturas do Seguro Paramétrico trazem inovação para a indústria de seguros brasileira, onde a seguradora e o segurado acordam um parâmetro para o disparo do gatilho de cobertura da apólice. Esse parâmetro está ligado a variáveis climáticas medidas pelas Estações Meteorológicas do INMET, como por exemplo excesso ou falta de chuva, vento ou temperatura.

No documento firmado entre as empresas, o INMET se lança como fornecedor de dados do índice paramétrico que poderão ser utilizados como fonte de informação para a regulamentação de seguros. “A cooperação com empresas Seguradoras traz um novo formato à atuação do INMET, que valoriza o conhecimento técnico da meteorologia brasileira.”, disse o diretor do INMET, Miguel Lacerda.

"A missão do Grupo Swiss Re é fazer o mundo mais resiliente e os produtos paramétricos, com suas características personalizadas são parte deste missão", disse Rubem Hofliger, Head Public Sector Solutions Latin America. "Para que os produtos paramétricos funcionem eficazmente, necessitamos de dados precisos e independentes e é por isso que temos o prazer de firmar este acordo com o INMET e avançar com estas soluções inovadoras de transferência de risco no Brasil".

Segundo o Coordenador do INMET, Paulo Costa, as ações do SIM-INMET contribuem para o aumento das opções ligadas às finanças climáticas e a construção da economia de baixo carbono, “Estamos com uma boa receptividade sobre o desenvolvimento dos instrumentos financeiros a partir de dados meteorológicos.”

Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr